Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

11 anos de Jogos Vorazes: Confira 5 curiosidades sobre a franquia

Antes de assistir ao novo spin-off, celebre os 11 anos de Jogos Vorazes com algumas curiosidades que talvez você não sabia

Daniela Bazi Publicado em 18/05/2022, às 16h00 - Atualizado em 29/11/2023, às 12h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional do filme "Jogos Vorazes: A Esperança — Final" (2015) - Divulgação/Lionsgate
Imagem promocional do filme "Jogos Vorazes: A Esperança — Final" (2015) - Divulgação/Lionsgate

Em 2023, completam exatos 11 anos que o primeiro filme da franquia de Jogos Vorazes estreou nos cinemas mundiais. Ao total, unindo todas as produções, a saga arrecadou mais de 2,3 bilhões de dólares em bilheteria, sendo extremamente aclamada pelo público mundial até os dias de hoje.

Por este motivo, mesmo após sete anos desde o lançamento do último filme, “Jogos Vorazes: A Esperança — O Final”, a franquia ganhou um novo spin-off, denominado "A Cantiga dos Pássaros e Serpentes", que também será inspirado no livro de mesmo nome escrito pela criadora da saga, Suzanne Collins, e tem estreia prevista para 17 de novembro de 2023.

O novo longa se passa 64 anos antes dos acontecimentos de Jogos Vorazes, e irá acompanhar a história do presidente Snow jovem, que está passando por um momento difícil quando “vê uma chance de mudar seu destino quando é escolhido para ser um mentor dos Jogos Vorazes, embora se desaponte ao ser designado para uma garota pobre, tributo do miserável Distrito 12", conforme descrito na sinopse oficial. Veja o trailer!

Para celebrar os 11 anos de Jogos Vorazes e a produção de A Cantiga dos Pássaros e Serpentes, confira cinco curiosidades sobre a famosa franquia de Suzanne Collins!

1. Jennifer Lawrence não foi a primeira escolha para Katniss Everdeen

Hoje em dia, é praticamente impossível imaginar outra pessoa interpretando o papel de Katniss Everdeen que não seja Jennifer Lawrence. No entanto, segundo o Buzzfeed, antes dela, outras grandes atrizes também realizaram testes para o papel, como Shailene Woodley (Divergente), Emma Roberts (Scream Queens), Kaya Scodelario (Maze Runner), Chloë Grace Moretz (Carrie) e Hailee Steinfeld (Gavião Arqueiro).


2. Liam Hemsworth (Gale Hawthorne) e Alexander Ludwig (Cato) inicialmente fizeram audições para o papel de Peeta

Assim como Katniss, é muito difícil imaginar Peeta sendo interpretado por outro ator sem ser Josh Hutcherson — mas outros astros do elenco de Jogos Vorazes quase foram os responsáveis por dar vida ao tributo do Distrito 12. Na época de realização dos testes, os atores Liam Hemsworth, que interpreta Gale Hawthorne, e Alexander Ludwig, o Cato, leram para o papel de Peeta, mas acabaram sendo escolhidos para os personagens que conhecemos hoje.

gale, peeta e cato
Liam Hemsworth (Gale Hawthorne), Josh Hutcherson (Peeta Mellark) e Alexander Ludwig (Cato) / Crédito: Divulgação/Lionsgate


3. A produção gastou 30 mil dólares em perucas para Katniss

Durante os dois primeiros filmes, Jennifer Lawrence pintou o seu cabelo para poder viver Katniss nas telonas. Porém, durante as duas partes de “A Esperança”, os fios estavam tão danificados que a atriz não pôde descolorir e precisou usar perucas. Para isso, Linda Flowers, a cabeleireira de Jogos Vorazes, alugou 30 mil dólares em perucas apenas para Jennifer.


4. David Henrie, de Os Feiticeiros de Waverly Place, quase foi Gale Hawthorne

Justin Russo como tributo? Sim, isso quase aconteceu! O ator David Henrie, conhecido por ter interpretado o irmão mais velho da família Russo em "Os Feiticeiros de Waverly Place", chegou até a fase final de testes para o papel de Gale. No entanto, a equipe decidiu que Liam Hemsworth apresentou mais química nas cenas com Jennifer Lawrence, que já havia sido confirmada como Katniss.


5. Donald Sutherland, o presidente Snow, escreveu uma carta de três páginas pedindo para participar da franquia

Durante uma entrevista para a revista GQ, o ator Donald Sutherland, que interpreta o tirano presidente Snow na franquia, revelou que foi escolhido para o papel após escrever uma carta de três páginas para a equipe pedindo para participar do filme.

"Ninguém me pediu para fazer [o papel do presidente Snow]. Não me ofereceram. Gosto de ler roteiros e esse capturou minha paixão. Escrevi uma carta para eles. O papel do presidente talvez tivesse uma fala no roteiro. Talvez duas. Não fazia diferença. Achei que era um filme incrivelmente importante e queria fazer parte dele. Eu não tinha lido os livros. Para ser sincero, eu nem conhecia. Mas eles mostraram minha carta ao diretor, Gary Ross, e ele achou que seria uma boa ideia se eu fizesse isso. Ele escreveu aquelas cenas maravilhosamente poéticas no jardim de rosas, e elas formaram a mente e a inteligência de Coriolanus Snow.".

Agora, no spin-off "A Cantiga dos Pássaros e Serpentes", a versão jovem de Coriolanus Snow, antes de se tornar presidente, é interpretada pelo ator Tom Blyth, conhecido por participar de séries como "The Gilded Age" e "Billy the Kid".