Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, Brasil - Getty Images
Brasil

7 parques nacionais para curtir a natureza do Brasil

O Brasil está cheio de áreas chamadas de Parques Nacionais: lugares que conservam a fauna e a flora e atraem muitos turistas

Bruna Cardoso Publicado em 25/01/2023, às 15h00

Um parque nacional é uma Unidade de Conservação (UC), ou seja, um território delimitado e que deve ser conservado. O Brasil tem 69 deles! Um local só recebe esse título se possuir os seguintes itens: ecossistemas (conjunto das relações de interdependência dos seres vivos entre si e com o ambiente) de grande importância ecológica e beleza, possibilidade de realização de pesquisas científicas, atividades educacionais, recreação e turismo ecológico.

1. Parque Nacional da Chapada Diamantina

O Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia é conhecido, desde 1985, por preservar a essência da natureza local, com grutas, cavernas, cânions e rios distribuídos em uma área de 152.000 mil hectares. Uma gruta muito famosa é o Poço Azul, onde os turistas podem nadar.

2. Parque Nacional do Iguaçu

Considerado Patrimônio Mundial Natural pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, foi criado em 1939 e possui 185.252 mil hectares. O local abriga enorme diversidade de animais e vegetais, além de conservar parte da Mata Atlântica. E ainda tem as Cataratas de Iguaçu: 275 quedas de água, que também estão em parte do Parque Nacional Iguazú, em Misiones na Argentina.

3. Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Criado em 1981 para proteger a fauna, a flora e a beleza natural de Barreirinhas no Maranhão, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses possui 156.584 mil hectares. Com dunas de areia de até 40 metros de altura e uma área de 70 quilômetros de praias, pode ser visitado o ano inteiro.

4. Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha

Fernando de Noronha, parte de Pernambuco, é um arquipélago formado por 21 ilhas e rochedos. Para valorizar o ambiente e proteger os ecossistemas marinhos e terrestres, surgiu, em 1988, o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, com uma área de 11.270 mil hectares. Quem vai até lá aproveita as lindas praias!

5. Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

O cerrado brasileiro (forma de vegetação com árvores de pequeno porte e folhas grossas) está bem protegido no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Criado em 1961 e com área de 65.514 mil hectares, tem como objetivo ajudar na educação ambiental e em pesquisas científicas.

6. Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

Os 33 mil hectares de formação rochosa de arenito e cachoeiras transformam o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso em um dos mais belos do nosso país. Desde 1989, ajuda em pesquisas e na educação por possuir sítios arqueológicos de povos antigos e preservar recursos naturais.

7. Parque Nacional da Tijuca

Que tal conhecer a Pedra da Gávea e o Cristo Redentor? Basta ir ao Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, criado em 1961. São aproximadamente 3.200 mil hectares no meio da Mata Atlântica.

animais Brasil Natureza Rio de Janeiro flora espécies fauna Bahia plantas vegetação árvores Parque Nacional Maranhão preservação Mato Grosso Goiás Fernando de Noronha

Leia também

Confira algumas curiosidades incríveis sobre a chuva


Como funcionam as quatro estações do ano?


Conchas são animais?


10 frutas que talvez você nunca ouviu falar e precisa experimentar


4 fatos curiosos sobre animais, que você provavelmente não sabia


Conheça as características de cada reino biológico