Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Viva a História / Dia Internacional da Mulher

Afinal, como surgiu o Dia Internacional da Mulher?

Conheça a história de origem por trás do Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira, 8

Redação Publicado em 08/03/2024, às 11h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mulheres em caminhada no Dia Internacional das Mulheres na Austrália - Daniel Pockett/Getty Images
Mulheres em caminhada no Dia Internacional das Mulheres na Austrália - Daniel Pockett/Getty Images

Nesta sexta-feira, 8, é comemorado o Dia Internacional da Mulher, data reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), responsável por relembrar e conscientizar a luta das mulheres ao longo da História, até os dias atuais.

Mas, você sabe como surgiu esse dia tão importante? A RECREIO te explica!

Origem

O primeiro Dia das Mulheres surgiu após, em maio de 1908, nos Estados Unidos, quando cerca de 15 mil mulheres marcharam pelas ruas de Nova York exigindo mais direitos, como a melhoria dos salários, a redução da jornada de trabalho, e o direito ao voto. No ano seguinte, a data foi instituída oficialmente pelo Partido Socialista da América.

No entanto, inicialmente, o dia era celebrado apenas nos EUA. A ideia de torná-la internacional surgiu graças a uma ativista chamada Clara Zetkin, em 1910, durante a Conferência Internacional de Mulheres Socialistas em Copenhague, porém, sem uma data fixa para as comemorações.

Na ocasião, todas as 100 mulheres de 17 nacionalidades diferentes que estavam presentes no evento, votaram a favor da sugestão. Em 1911, países como Alemanha, Áustria, Suíça e Dinamarca, já celebravam o Dia da Mulher, segundo informações divulgadas pela BBC.

O dia 8 de março foi escolhido em 1917, quando, segundo o calendário gregoriano, neste dia na Rússia, mulheres realizaram uma greve em meio à guerra pedindo por “pão e paz”. Quatro dias depois, o czar abdicou ao trono, dando início a um governo provisório, que deu às mulheres o direito de votar.

A oficialização do Dia Internacional da Mulher, contudo, só aconteceu seis décadas depois, no ano de 1975, quando foi reconhecida pela ONU. Desde então, mulheres do mundo inteiro utilizam a data para relembrar suas lutas ao longo da História, além de reforçar o pedido de seus direitos como cidadãs.