Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

O que significa 'Iwajú', título da nova animação do Disney+?

'Iwajú', nova série de animação do Disney+, estreou na plataforma no início deste mês. Descubra o significado por trás do título!

Redação Publicado em 20/04/2024, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da animação 'Iwajú', do Disney+ - Divulgação/Disney
Cena da animação 'Iwajú', do Disney+ - Divulgação/Disney

“Iwajú”, nova série de animação exclusiva do Disney+, foi produzida em parceria com a empresa panafricana Kugali e dirigida pelo nigeriano Olufikayo Ziki Adeola, e já conta com seus seis episódios disponíveis na plataforma de streaming.

A trama é ambientada na futurística Lagos, Nigéria, e acompanha Tola, uma jovem da próspera ilha, e seu melhor amigo Kole, um autodidata expert em tecnologia, enquanto descobrem os segredos e perigos escondidos em seus diferentes mundos. Confira o trailer!

Além da série, em parceria com a ABC News Studios, a The Walt Disney Company também produziu um documentário chamado “Iwajú: Um Novo Dia”, que chegou ao catálogo do streaming com “Iwajú” e, em uma gravação realizada em três continentes, mostra mais detalhes da parceria inédita com a Kugali Media.

Mas afinal, o que significa “Iwajú”?

Diferente do que muitos podem imaginar, “Iwajú” não é uma palavra qualquer, e seu significado tem ligação direta com a trama da animação, além de fazer referência a um dos principais grupos étnicos da Nigéria. O consultor cultural da produção, Toluwalakin Olofoyeku, explicou sua origem:

“’Iwájú’ faz parte de uma frase na língua iorubá que, na verdade, é ‘Ojó iwájú’, que significa literalmente ‘o dia seguinte’, ou basicamente o futuro. Muitos dos nossos personagens principais da série são iorubás (um dos principais grupos étnicos da Nigéria)".
Cena da animação 'Iwajú', do Disney+
Cena da animação 'Iwajú', do Disney+ / Crédito: Divulgação/Disney

“Iwajú” conta com produção de Christina Chen, da Disney Animation, com roteiro de Adeola e Halima Hudson, que trabalhou em “Frozen II” (2019). A trilha sonora é obra do compositor nigeriano Ré Olunuga, que também já trabalhou em outro filme original do Disney+: “RISE” (2022). Já Jennifer Lee (Diretora de Criação do Walt Disney Animation Studios) atua como produtora executiva ao lado do diretor Byron Howard, conhecido por trabalhos como “Encanto” (2021), “Zootopia: Essa Cidade é o Bicho” (2016), entre outros.