Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

O momento mais difícil da carreira do BTS, segundo os integrantes

Com mais de dez anos de debut; descubra qual foi o momento da carreira do BTS que se tornou o mais complicado para os membros

Izabela Queiroz Publicado em 17/04/2024, às 16h57 - Atualizado em 19/04/2024, às 09h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jungkook, Jin, Suga, V, Namjoon, Jimin e J-Hope, membros do BTS - Divulgação/Twitter/bts_bighit
Jungkook, Jin, Suga, V, Namjoon, Jimin e J-Hope, membros do BTS - Divulgação/Twitter/bts_bighit

O caminho para que o BTS se tornasse um dos maiores artistas musicais da atualidade não foi tão fácil como muitos devem imaginar. Isso porque os desafios que RM, V, Jimin, Jin, J-Hope, Jungkook e Suga tiveram que enfrentar não se limitaram a fase trainee, onde eles passavam horas e horas aperfeiçoando suas habilidades de canto e dança, e eram alvos de uma grande pressão para que pudessem conquistar o sonho de enfim debutar.

Na verdade, por meio da série documental “BTS Monuments: Beyond The Star”, lançada pelo Disney+ em comemoração aos dez anos de carreira do grupo, os membros do BTS revelaram o momento que consideram ter sido o mais complicado de suas carreiras: o período logo após a estreia! 

No primeiro episódio, os membros comentam como sobre se sentiram após o debut, revelando que ao receberem o prêmio de “Artista do Ano” no Melon Music Award de 2013, tinham grandes expectativas, sobre mudanças de vida e crescimento do grupo, que não foram atingidas tão rápido.

Dessa forma, RM e Jungkook revelaram que a comparação entre eles e artistas de grandes agências começou a fazer com que eles achassem que não estavam à altura dos padrões dos demais grupos daquele momento. “Depois do prêmio comparam-nos sempre com as grandes agências. Acho que sempre nos sentimos inferiores”, disse RM.

Vale mencionar: A Big Hit não fazia parte da famosa "Big 3", ou seja, do grupo formado pelas empresas de entretenimento referência no mundo do k-pop (SM Entertainment, YG Entertainment e JYP Entertainment), fazendo com que o BTS estreasse em condições desafiadoras. 

Em seguida, J-Hope afirmou que, especificamente durante as promoções do álbum “Dark & Wild”, lançado em 2014, foi quando o BTS viveu a fase “mais difícil” do grupo. Na época, eles escolheram a faixa “Danger” para liderar as ações promocionais do disco.

Danger? Acho que todos nós escolheríamos essa fase como a mais difícil das nossas vidas. Foi quando questionamos a nossa mentalidade de continuar a avançar”, disse J-Hope. “As marcas da nossa insistência começaram a aparecer”.

Como comprovação, vídeos dos bastidores dessa era mostram os membros lidando com exaustão física e mental enquanto aperfeiçoavam a coreografia e a letra da faixa, que apesar do esforço, não levou o grupo ao topo do charts e premiações.

Como resultado das expectativas não atingidas, os membros começaram a se questionar sobre o futuro da formação, já que na época, a empresa também enfrentava problemas financeiros e, além disso, os todos eles tinham que lidar com a chegada da fase adulta e desentendimentos entre os integrantes, que, segundo Jimin, se intensificaram nesse período.

“A situação era tão ruim que comparávamos outros grupos com o nosso”, disse J-Hope. “‘Quanto tempo vou viver assim?‘. Havia gráficos que mostravam em quanto tempo outros grupos conseguiam o primeiro lugar. E ficamos impacientes”, completou Suga.

Resumindo, estávamos exaustos. Não havia forma de explicar a situação. Estávamos muito frustrados”, disse V. 

Ainda que tudo parecesse sem solução, com o lançamento de ‘The Most Beautiful Moment in Life, pt 1’, o BTS começou a superar a fase difícil recebendo troféus nas mais importantes premiações de K-pop como o Music Bank, da KBS e o M Countdown, da Mnet, dando início ao sucesso que, anos depois, ultrapassaria as fronteiras da Coreia do Sul e teria alcance mundial.