Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Disney: Por que grande parte das princesas usam azul?

Descubra o motivo pelo qual o azul foi escolhido para colorir os vestidos das princesas da Disney

Izabela Queiroz Publicado em 19/07/2023, às 15h38 - Atualizado em 02/08/2023, às 11h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagens de Bella, Cinderela e Tiana, princesas da Disney - Reprodução/ Disney
Imagens de Bella, Cinderela e Tiana, princesas da Disney - Reprodução/ Disney

Quando o assunto é "figurinos utilizados pelas princesas da Disney”, quais cores surgem em sua mente? É provável que você tenha respondido um arco-íris de tons diferentes, afinal, as princesas são conhecidas exatamente por usarem diversos trajes em suas história, como visto em “A Bela e a Fera”, quando Bela surge com o clássico e longo vestido amarelo, ou em “A princesa e o Sapo” com o verde de Tiana.

Mas, é possível que você não tenha percebido que uma cor se repete nas roupas de grande parte das detentoras do título de realeza da Casa do Mickey. Estamos falando do azul, tom observável nas vestimentas das duas princesas já mencionadas, além de Merida (Valente), Branca de Neve (Branca de Neve), Cinderela (Cinderela), Ariel (A Pequena Sereia), Aurora (A Bela Adormecida) e Jasmine (Aladdin).

Mas, por que todas essas princesas usam azul?

A resposta para a questão foi concedida por Leatrice Eiseman, diretora-executiva da Pantone, o instituto que estuda as tendências de cores para a indústria gráfica, em entrevista publicada pela revista Allure (via Capricho). No bate-papo, ela contou que existem dois grandes motivos: o significado por trás da cor e a quebra de paradigmas.

Isso porque, apesar de ser o tom de diversos elementos que nos circulam, o azul nesse sentido faz alusão a cor do céu, que é, segundo Eiseman, é “algo que esperamos ansiosamente”, pois é confiável: “pode estar nublado, mas está sempre lá”, começou explicando como o tom é ligado a qualidades como confiabilidade e lealdade, por exemplo.

Vale lembrar que o azul é tradicionalmente relacionado ao universo masculino, e talvez o motivo para essa ligação se dê através desses atributos positivos. Assim, quando as princesas surgem usando vestidos nesses tons, a executiva explica que é adicionado poder as personagens. “É um jeito sutil de dizer ‘é, meninas e mulheres jovens podem ser empoderadas também'”, afirma. 

Com isso, a expectativa da “fragilidade feminina” é quebrada, como pode ser observado nos momentos de virada de várias tramas das princesas, como quando Bella inicia sua jornada rumo ao palácio da Fera, tomando as rédeas de sua vida e passando por uma grande transformação.

Uma observação válida é que algumas das princesas que não usam looks azuis em suas histórias, surgem com acessórios nesse tom, como os colares usados por Pocahontas (Pocahontas), a filha do chefe da tribo e Moana (Moana), a última princesa lançada pela Disney até então.

Além disso, a tonalidade também pode ser visto no traje mais marcante de Elsa, a Rainha de Arendelle, em "Frozen: Uma Aventura Congelante", na cena em que a detentora da coroa se exila em um castelo de gelo criado por ela mesma e dá os primeiros passos para ser livre sendo quem ela realmente é.