Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Avatar: Como funcionam os quatro tipos de dobra de elementos?

Descubra como funcionam os quatro tipos de dobra de elementos apresentados em “Avatar: O Último Mestre do Ar”, série que estreia hoje, 22

Redação Publicado em 22/02/2024, às 12h00 - Atualizado às 12h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aang de "Avatar: O Último Mestre do Ar" - Divulgação/ Netflix/ Reprodução/ Nickelodeon
Aang de "Avatar: O Último Mestre do Ar" - Divulgação/ Netflix/ Reprodução/ Nickelodeon

Nesta quinta-feira, 22, a Netflix disponibilizou em seu catálogo “Avatar: O Último Mestre do Ar”, série live-action que adapta “Avatar: A Lenda de Aang”, animação lançada pela Nickelodeon em 2005, onde é possível conhecer civilizações que tem a habilidade de manipular, ou dobrar (como chamado na obra), um dos quatro elementos da natureza: fogo, terra, água e ar.

Esses povos são, a Tribo da Água, que abriga Dobradores de Água; o Reino da Terra, onde há os Dobradores de Terra; a Nação do Fogo, onde se encontram os Dobradores de Fogo e os Nômades do Ar, que corresponde aos Dobradores de Ar.

Na trama, os dobradores podem manipular os elementos baseados em um estilo próprio de artes marciais e os únicos capazes de manipular os quatro elementos são chamados de Avatar, como aconteceu como Aang, o protagonista da história. 

Ainda assim, como funcionam e quais são os quatro tipos de dobra de elementos? A RECREIO reuniu a resposta abaixo.

Dobra de Fogo

Zuko
Zuko /Crédito: Reprodução/Netflix

A dobra de fogo, que tem como arte marcial o Kung Fu Shaolin do Norte, é habilidade da Nação do Fogo, e tem como dobradores originas os dragões, que antes habitavam a região. 

A dobra de fogo é a mais violenta, já que um mínimo contato é capaz de causar ferimentos, além de ser usada principalmente como forma de ataque, já que os dobradores de fogo não possuem muitas técnicas de defesa e nas batalhas é comum que movimentos circulares, socos e chutes sejam usados para criar bolas e rajadas de fogo para machucar os inimigos, ainda que alguns consigam usá-la de forma defensiva criando grandes paredes de fogo.

Os dobradores mais habilidosos também desenvolvem técnicas como dominar raios, manipular o calor da atmosfera e até manipular calor para derreter objetos.

Vale mencionar que o sol é uma das grandes fontes de poder para os dobradores de fogo, sendo assim, dias frios ou noites em que a lua está cheia, se tornam os grandes pontos de alerta para os que tem a habilidade de dobrar esse elemento.

Dobra de Terra

Rei Bumi
Rei Bumi /Crédito: Reprodução/Netflix

Vista no Reino da Terra, a dobra de terra tem as Toupeiras-Texugo como dobraduras originais. Os humanos usam movimentos dos estilos Hung Gar e Louva-a-deus do sul do Kung Fu, para conseguir manipular o elemento que é usado principalmente em contra-ataques durante as lutas.

Os movimentos fortes de socos e pisões são usados para extrair minerais da terra, sendo capazes de criar barreiras e escudos poderosos, além disso, podem criar blocos e colunas de terra para atacar os inimigos, assim como terremotos, fissuras e muitos outros.

Dobradores mais habilidosos também podem dominar metais, dobrar metais e sentir seu adversário apenas pelo contato de ambos com a terra.

Dobra de Água

Katara
Katara /Crédito: Reprodução/Netflix

A dobra de água não surgiu por meio de um animal. Na verdade, a habilidade surgiu pela observação da Lua e pela forma que ela empurrava e puxava as marés do Oceano, sendo assim, a Lua é o elemento de força dos dobradores desse elemento.

Os movimentos usados tem como base o Tai Chi Chuan e são usados em luta como forma de defesa, controle, ataque e até mesmo cura. Além disso, dobradores que tem alto nível de habilidade conseguem dobrar água no estado sólido, gasoso e líquido, assim como podem drenar água do ar ou de plantas usando-as para diferentes objetivos.

Os dobradores de água também podem dobrar sangue, habilidade que pode, até mesmo, matar o oponente.

Dobra de Ar

Aang
Aang /Crédito: Reprodução/Netflix

Como o nome já diz, a dobra de ar tem como fonte de poder o ar e os movimentos dos dobradores de ar são baseados no Baguazhang, uma arte marcial de origem chinesa.

Essa habilidade surgiu com os Bisões-Voadores que as repassaram aos Monges do Ar, tribo nômade que tem como filosofia de vida à oposição à guerra, sendo assim, tendem a usar o elemento como método de defesa e não de ataque.

Ainda assim, a dobra de ar pode ser uma das mais versáteis, já que praticamente não há limitações para essa dobradura, visto que o elemento que pode ser encontrado em quase todos os tipos de ambiente. 

Dentre as habilidades vistas entre os dobradores de ar está a habilidade de voar por longas distâncias, manipular nuvens e criar rajadas de vento de diferentes intensidades.