zoo   / Animais

Quantas espécies de formigas existem?

Descubra essa e outras curiosidades sobre as formigas

Maria Carolina Cristianini Publicado sexta 3 julho, 2020

Descubra essa e outras curiosidades sobre as formigas
- Getty Images

As formigas são insetos que existem desde a época dos dinossauros e vivem em quase todas as regiões – exceto nas regiões polares. Existem cerca de 18 mil espécies de formigas, e aproximadamente 2 mil delas estão presentes no Brasil.

Os cientistas acreditam que por volta de 10 quatrilhões de formigas circulem pelo mundo. Isso é muito mais do que a população humana: em torno de 7,5 bilhões de pessoas.

O tamanho e a aparência desse inseto varia bastante de acordo com a espécie. Em algumas, as formigas operárias chegam a medir 4 centímetros, e as rainhas atingem 5 centímetros. Além disso, enquanto as operárias costumam viver por apenas três meses, as rainhas de algumas espécies chegam a ter 20 anos de vida.

Algumas espécies são herbívoras e outras são carnívoras. Mas a grande maioria é onívora, e se alimenta de artrópodes, pequenos vertebrados, frutas, sementes e fungos.

Um dos segredos do sucesso das formigas pelo mundo é a vida em grupos organizados. Nos formigueiros, todas trabalham para garantir comida e segurança. Lá, cada formiga tem uma função específica - há as que são responsáveis pela segurança, as que constroem os túneis do formigueiro, as que buscam alimentos e as que ficam cuidando das larvas.

As formigas se comunicam por meio de uma substância química chamada feromônio. Ao andar, elas deixam para trás um rastro dessa substância, que é percebida pelas outras formigas através das antenas.

Último acesso: 26 Jul 2021 - 05:50:48 (1100099).