zoo   / Animais

Siri e caranguejo: Qual a diferença entre estes animais?

Eles podem ser parecidos, mas possuem muitas diferenças entre si. Entenda!

Letícia Yazbek Publicado sexta 2 julho, 2021

Eles podem ser parecidos, mas possuem muitas diferenças entre si. Entenda!
Siri em seu habitat natural - Pixabay

Na verdade, todo siri é um caranguejo, mas nem todo caranguejo é um siri. É que siri é o nome popular dado aos animais da família Portunidae, uma das muitas de caranguejos.

Esses dois crustáceos têm bastantes diferenças. Uma delas está no último par de pernas locomotoras. No siri, elas terminam em uma espécie de nadadeira ampla e achatada, própria para a natação. Já nas outras famílias de caranguejo, elas terminam em forma de unha, adaptadas para andar no fundo do mar.

Outra diferença está no tamanho dos animais. O siri costuma ser menor, e mede até 20 centímetros. O caranguejo, em geral, é maior — algumas espécies chegam a ultrapassar os 3 metros de comprimento, como o caraguejo-aranha-gigante.

O siri tem, dos lados da carapaça, espinhos bem longos e afiados, enquanto o caranguejo tem o corpo mais arredondado nas laterais.

Os dois animais vivem no fundo do mar e em áreas litorâneas de todo o mundo, escondidos em frestas entre as rochas. Também podem viver no manguezal, enterrados em buracos na lama ou próximos às árvores.

Eles são carnívoros, e se alimentam de pequenos peixes e crustáceos, usando as garras para capturar e levar a presa à boca, onde é triturada. 

Os caranguejos estão vivendo na Terra há milhões de anos. Acredita-se que as primeiras espécies são do período Jurássico (cerca de 180 milhões de anos) e viveram junto com os dinossauros. Tanto que, os primeiros fósseis encontrados datam da época que nosso planeta tinha apenas dois continentes.

Último acesso: 24 Oct 2021 - 21:30:58 (1096432).