zoo   / Animais

O super pinguim: Saiba mais sobre o pinguim-imperador

Conheça mais sobre a maior espécie de pinguim do mundo

Publicado sexta 8 outubro, 2021

Conheça mais sobre a maior espécie de pinguim do mundo
Pinguim-imperador em seu habitat natural - Wikimedia Commons

Maior espécie de pinguim do mundo, o pinguim-imperador vive na Antártida e dá um show na água: para pescar, mergulha a até 250 metros de profundidade e fica lá embaixo, sem respirar, por cerca de 20 minutos. E ele ainda é um superpai – a gente conta mais!

Em bando

O pinguim-imperador vive em colônias. Existem cerca de 40 delas, espalhadas pela Antártida, com um total de mais ou menos 450 mil bichos. Eles fazem muitas atividades juntos, como caçar – até combinam mergulhos em grupo.

Prontos para casar

Eles se reproduzem a partir dos 3 anos. Para atrair uma fêmea, o macho emite sons de paquera. Depois que se forma, o casal fica junto por cerca de um ano – então, outros casais se formam para a reprodução.

O melhor pai do mundo

As fêmeas colocam apenas um ovo e ficam tão fracas que precisam se alimentar. Aí, o pai entra em cena! A mãe transfere, com cuidado, o ovo para o macho e vai para o mar, por cerca de dois meses. Durante a transferência, o ovo não pode  cair no chão (o frio da Antártida mataria o embrião em segundos).

Dedicação total

O macho guarda o ovo numa bolsa de pele (na frente do corpo), por 64 dias. Enquanto choca, ele não come e perde até metade do peso! Quando o filhote nasce, o pai oferece a primeira refeição: uma secreção que vem da garganta. A fêmea retorna logo após o nascimento e o pai vai se alimentar.

Ele está crescendo

Quando nasce, o filhote tem uma penugem cinzenta, que não é brilhante como a dos adultos – assim, absorve mais calor. No verão, ele ganha as cores dos adultos e pode se virar sem os pais. Aos 3 anos, está pronto para se reproduzir e tudo recomeça.

Ave que não voa

Apesar de serem aves, os pinguins perderam a capacidade de voar há milhões de anos. Eles trocaram o voo pela natação: enquanto os pássaros têm asas largas e penas grandes, as asas dos pinguins possuem penas pequenas e formato de nadadeiras – são boas para ganhar velocidade ao pegar peixes e fugir de predadores.

Último acesso: 04 Dec 2021 - 22:10:32 (1103278).