zoo   / Animais

Ele não é peixe! Fique por dentro das habilidades do caranguejo

Conheça algumas curiosidades incríveis sobre esse animal existente em todo o planeta

Maria Carolina Cristianini Publicado sexta 26 fevereiro, 2021

Conheça algumas curiosidades incríveis sobre esse animal existente em todo o planeta
Imagem ilustrativa de um caranguejo - Pixabay

Moradores antigos

Os caranguejos vivem na Terra desde o Período Jurássico, há mais de 200 milhões de anos. No passado, moravam em mares profundos e aos poucos se adaptaram a outros locais. Hoje existem mais de 10 mil espécies.

Hábitos variados

Nem todos os caranguejos vivem no mar. Alguns moram em rios, outros em terra, perto de lugares úmidos, e há os que preferem mangues e praias. Os caranguejos não sabem nadar e os que vivem no mar andam pelo fundo do oceano. Muitas espécies respiram por meio de brânquias, como os peixes, e tiram o oxigênio da água.

De lado e avante

Geralmente eles caminham de lado, pois nessa posição suas patas são mais ágeis. Algumas espécies também podem andar de frente, mas são mais lentas. Ao total, o caranguejo tem cinco pares de pata. Oito servem para locomoção. As duas pinças da frente são usadas para pegar comida, cavar e se defender dos inimigos.

Bebês diferentes

Fêmeas que vivem perto do mar ficam com os ovos no abdômen durante meses e depois soltam as larvas na água, onde se desenvolvem. Já os caranguejos de água doce nascem com formato igual ao dos pais.

Defesa total

Para se esconder, algumas espécies se camuflam, grudando algas no corpo. Outras se escondem em tocas. Em caso de perigo, eles deixam o inimigo pegar uma das patas, que depois volta a crescer.

Roupa resistente

A carapaça protege o corpo. Ela pode ser azul, vermelha, marrom, roxa, clara com pontos vermelhos e até listrada. Em alguns casos, as cores servem para que se camuflem. Conforme eles crescem, a casca fica apertada e se quebra. Aí surge uma nova por baixo. Até ficar adulto, ele troca de “roupa” várias vezes.

Antenados

As antenas captam cheiros e sabores no ar e na água. Várias partes do corpo são cobertas por cerdas que sentem o tato. Os olhos ficam na ponta das antenas e se viram para todos os lados. Em caso de perigo, as antenas se dobram e os olhos ficam protegidos pela carapaça.

Último acesso: 14 Apr 2021 - 01:16:33 (1101920).