zoo   / Animais

O maior bicho que já habitou na Terra: Conheça a baleia-azul

Saiba mais sobre o animal que tem até 30 metros de comprimento e 180 toneladas de peso

Letícia Yazbek Publicado quinta 3 setembro, 2020

Saiba mais sobre o animal que tem até 30 metros de comprimento e 180 toneladas de peso
Ilustração de uma baleia azul - Pixabay

Pertencente à ordem dos cetáceos, a baleia-azul, de nome científico Balaenoptera musculus, é considerada o maior mamífero que já habitou a Terra. Com cerca de 30 metros de comprimento, ela ganha do maior fóssil de dinossauro já encontrado — pertencente ao espinossauro, com comprimento total de 15 metros.

Por todos os lados

Esse mamífero pode ser encontrado em todos os oceanos, com exceção do Ártico. A baleia-azul migra durante o ano, sendo encontrada nas regiões mais próximas aos polos à procura de alimento e nas áreas tropicais e temperadas no momento de reprodução.

Em regiões com fartura de alimento, já foram vistas cerca de 50 baleias-azuis espalhadas por uma pequena área. Mas elas não costumam viver em grandes grupos. Normalmente, nadam e migram sozinhas ou com um parceiro.

Gigante da paz

Apesar do enorme tamanho, a baleia-azul não tem hábitos alimentares predatórios nem costuma se alimentar de grandes animais. A dieta desse animal consiste quase que exclusivamente de pequenos crustáceos conhecidos como krill, semelhantes aos camarões. Uma baleia-azul adulta come cerca de duas toneladas de krill por dia.

Com o corpo longo e esguio, a baleia-azul apresenta o dorso em diferentes tons de azul acinzentado, enquanto o ventre é geralmente mais claro. A cabeça é achatada, em formato parecido com um U.

Números incríveis

A baleia-azul consegue atingir velocidades de até 50 quilômetros por hora, principalmente quando estão interagindo umas com as outras. No entanto, a velocidade em que nada costuma ficar próxima dos 20 quilômetros por hora. Na hora da alimentação, o nado fica mais lento, em torno dos 5 quilômetros por hora.

Durante a respiração, a baleia-azul produz um jato de água de até 12 metros de altura. Ela também é o animal mais ruidoso do mundo, podendo emitir sons que atingem os 188 dB, mais fortes do que o som de um avião a jato, e que podem ser ouvidos a mais de 800 quilômetros de distância.

Último acesso: 30 Nov 2021 - 12:51:22 (1100234).