viva-a-historia   / Figuras históricas

Vlad Tepes: O homem que inspirou a criação do Drácula

Saiba como o conde Romeno ganhou a terrível fama de vampiro 

Thaís Mariano Publicado sexta 28 agosto, 2020

Saiba como o conde Romeno ganhou a terrível fama de vampiro 
Conheça a história do home que inspirou o Drácula - Reprodução/Getty Images

Em tempos bem diferentes de hoje, não tão remotos assim, no coração da Romênia, nascia uma personalidade, que viria a se tornar uma lenda do imaginário popular, que se disseminou através de contos e histórias macabras. 

Em 7 de dezembro de 1431 Vlad III ou Vlad Tepes, o Empalador, como ficou conhecido, chegou ao mundo na cidade de Sighişoara na Transilvânia, e nem ele nem seus inimigos futuros sabiam o que lhes aguardavam. 

O pai de Vlad Tepes, Vlad II, era um nobre respeitado que governava a região da Valáquia, ele fazia parte de uma organização, com aspectos de sociedade secreta, conhecida como, a Ordem do Dragão, que reunia diversos líderes políticos, responsáveis por enfrentarem e defenderem seus territórios, do Império Turco. Assim Vlad II ganhou o apelido de Dracul, palavra vinda do latim que significa dragão, e que mais tarde foi associado ao seu filho Vlad III, de uma prole de 4 herdeiros, e que se tornou símbolo de uma criatura sanguinária.

Vlad III cresceu e se tornou um governante implacável, que para grande parte da população romena, permanece na história como um exemplo de coragem, poder e com status de herói nacional. Ele sem dúvida foi um combatente impiedoso, que no campo de batalha era capaz de criar verdadeiros cenários de horror, que mais tarde serviram de inspiração para a criação da da lenda de Drácula.

Ainda na sua infância, segundo registros políticos, Vlad III  e seu irmão Radu, serviram como troca de moeda e barganha, com o governo Otomano, ao serem entregues para o sultão Murad II, em prova de obediência e lealdade, selando a paz entre os dois povos. No período entre 1442 e 1448, no qual foi mantido cativo, Vlad III aprendeu costumes e atos cruéis que levou consigo, entre eles a prática do empalamento, ao voltar para a Romênia após a morte de seu pai e um de seus irmãos. 
Vlad II havia sido assassinado aparentemente por seu aliados, e Vlad III passou anos tentando recuperar o trono que pertencia ao pai, até que conseguir. Portanto seu irmão escolheu ficar ao lado do sultão que o manteve refém, dessa vez como aliado. E mais tarde os dois irmãos se encontram em lados opostos no campo de batalha. 

No período no qual  Vlad Tepes governou, ele foi extremamente brutal e fez sua fama. Tepes, que se tornou seu sobrenome, significa empalador, em romeno. Tamanho era o número de inimigos no campo de batalha que eram expostos empalados, além disso, Vlad Tepes drenava o sangue da suas vítimas, ato que gerou rumores de que ele fazia isso para depois beber o sangue de seus oponentes.

Mas como essa personalidade medieval se tornou o Drácula que conhecemos hoje? Esse feito ocorreu pelas mãos do escritor irlandês Bram Stoker, que teve os primeiros exemplares de sua história publicados em 1897 e se tornou um marco do terror, que até hoje mantém essa lenda viva e ajudou a dar origem a diversas outras produções, que tornaram Drácula um personagem inesquecível. 

Se você gostou de saber mais sobre o Drácula,confira alguns livros e itens para ter em casa:

1. Drácula - Dark Edition: Edição limitada para caçadores de vampiros 

Drácula


2. Vlad: A última confissão 

Drácula


3. Drácula - A história nunca contada 

Drácula


4. FUNKO POP! ANIMATION: Castlevania - Vlad Drácula Tepes 

Drácula


5. Dracul: A origem de um monstro 

Drácula


6. Herdeiros de drácula: Clássicos esquecidos de Sir Conan Doyle, M.R. James, Algernon Blackwood e outros

Drácula

 

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com a data da publicação desta postagem. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Clique nos links abaixo para comprar os produtos diretamente da Amazon: 

1. Drácula - Dark Edition: Edição limitada para caçadores de vampiros - https://amzn.to/3b3kiTw 
2. Vlad: A última confissão - https://amzn.to/3hR22PX  
3. Drácula - A história nunca contada - https://amzn.to/34L5R5g  
4. FUNKO POP! ANIMATION: Castlevania - Vlad Drácula Tepes - https://amzn.to/2Z0rET5 
5. Dracul: A origem de um monstro - https://amzn.to/2EArB9n  
6. Herdeiros de drácula: Clássicos esquecidos de Sir Conan Doyle, M.R. James, Algernon Blackwood e outros - https://amzn.to/32yYZp5 

Último acesso: 21 Oct 2020 - 21:06:31 (1101114).