Proclamação da República: Entenda a data

Em 15 de novembro de 1889, o Brasil deixava de ser uma monarquia e se tornava uma república

Daniela Bazi Publicado sexta 13 novembro, 2020

Em 15 de novembro de 1889, o Brasil deixava de ser uma monarquia e se tornava uma república
Obra "Proclamação da República", 1893, de Benedito Calixto - Wikimedia Commons

No dia 15 de novembro de 1889, ocorria a Proclamação da República no Brasil, feita pelo Marechal Deodoro da Fonseca, que também se tornou o primeiro presidente do País. O evento se tornou importante por marcar o fim da Monarquia Constitucional, retirando a família imperial do poder e dando início ao regime presidencialista.

Naquela época, boa parte da elite brasileira já se encontrava descontente com o reinado do imperador Dom Pedro II, com os militares exigindo aumento salarial e mais participação política, junto com os fazendeiros que também pediam por mais autonomia. A classe dos cafeicultores também estava altamente desgostosa com o governo desde a abolição da escravatura, que acabou aumentando os custos das produções de café.

Por estes e outros motivos, Benjamin Constant e outros militares se juntaram para um levante militar, onde foram liderados por Deodoro da Fonseca, chefe do exército brasileiro e amigo de Pedro II. Devido a esta amizade, acaba lhe sendo dito que o plano seria de apenas derrubar o gabinete do Visconde de Ouro Preto, que tem o ataque bem sucedido pelas tropas.

deodoro
Marechal Deodoro da Fonseca, o primeiro presidente do Brasil / Crédito: Wikimedia Commons

Ao chegar em casa, Deodoro passa a receber um grande número de pedidos vindos de políticos para que ele assinasse um documento que declarava a extinção da monarquia do Brasil já que, caso não fizesse, seu inimigo, o político Silveira Martins seria o novo nomeado para o cargo.

O Marechal, então, acaba cedendo às pressões, assinando a moção da república, tornando-se o Chefe do Governo Provisório e marcando o fim de 70 anos de Brasil Império. Com o ato, a família imperial acabou sendo banida do país e, em 17 de novembro de 1889, embarcam em um navio a caminho da Europa.


+Saiba mais sobre História por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

O livro da história, de Vários autores (2017) - https://amzn.to/2A6nAaa

Sapiens - Uma Breve História da Humanidade, de Yuval Noah Harari (2015) - https://amzn.to/2Wbw5JF

Box Heródoto: História, de Heródoto (2019) - https://amzn.to/2YDVnBK

As Cruzadas: Uma História, de Jonathan Riley-smith (2019) - https://amzn.to/3bf9HTH

Notre-Dame: A história de uma catedral, de Ken Follett (2020) - https://amzn.to/3dohpMQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/3doipA

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2WBSheM

Último acesso: 28 Sep 2021 - 03:36:31 (1101412).