Conheça como ocorreu a história da comunicação humana

Desvende os principais momentos e conheça algumas invenções incríveis

Letícia Yazbek Publicado sexta 7 agosto, 2020

Desvende os principais momentos e conheça algumas invenções incríveis
Imagem ilustrativa de rádios antigos - Pixabay

Ao longo da História, o ser humano desenvolveu diversas formas de comunicação. Conheça as invenções que fazem parte dessa linha do tempo!

Pintura rupestre

Na pré-história, os homens faziam desenhos, pinturas e inscrições no interior de cavernas e em outras superfícies rochosas. Eles utilizavam terra, sangue de animais e pigmentos de plantas para representar animais e pessoas, geralmente em situações de caça ou agricultura. Para pintar, eram utilizadas as mãos e pincéis feitos de pelos de animais.

Escrita cuneiforme

Por volta de 3500 antes de Cristo, os sumérios (povo que habitava a Mesopotâmia, área do atual Iraque), inventaram o primeiro sistema de escrita, chamado de cuneiforme: um tipo de estilete marcava sinais em placas de argila, representando ideias e objetos. Mais tarde, surgiram o alfabeto do povo fenício e os hieróglifos egípcios.

Sinais de fumaça

Os primeiros a utilizar o sinal de fumaça foram povos indígenas americanos. Dessa forma, eles se comunicavam rapidamente, avisando sobre possíveis perigos. Era feita uma pequena fogueira com madeira seca. Aí, eles jogavam nas chamas alguns ramos de folhas verdes, que produzem bastante fumaça, e colocavam uma manta para cobrir a fogueira. Na hora de se comunicar, era só tirar a capa para formar grandes tufos de fumaça, que logo sumiam.

Papiro

O papiro, considerado o percursor do papel, foi inventado pelos egípcios, por volta do ano 2500 antes de Cristo. Ele era produzido a partir da planta de papiro (Cyperus papyrus)- o caule era cortado em tiras finas, que eram molhadas e cruzadas entre si. Aí, a folha era martelada e alisada. Com a criação do papiro, os povos passaram a transportar informações com mais facilidade.

Correio

O correio começou a ser utilizado em aproximadamente 2400 antes de Cristo, pelos mensageiros dos faraós. Eles divulgavam decretos e leis, usando cartas feitas de papiro. Já o pombo-correio surgiu na Grécia, em 776 antes de Cristo, para transportar informações sigilosas. Os pombos treinados carregavam as mensagens em um pequeno tubo, que era amarrado a uma das patas do animal.

Papel

O ancestral do papel foi criado pelo chinês Cai Luin, no ano 105 depois de Cristo. Era feito com uma massa de fibras de árvores e trapos cozidos e esmagados. A mistura ficava numa peneira até secar. Já o papel que conhecemos hoje começou a ser desenvolvido no século 19, quando a madeira substituiu os trapos.

Telégrafo

O norte-americano Samuel Morse criou o telégrafo em 1837. O aparelho transmitia mensagens de um ponto para outro, através de grandes distâncias. Os telégrafos usavam códigos para que a informação fosse passada de forma confiável e rápida. O principal código utilizado pelos telégrafos foi o código Morse.

Telefone

Em 1876, o norte-americano Alexander Graham Bell estava realizando experiências com um telégrafo e percebeu que um som emitido por ele podia ser ouvido do outro lado do aparelho. Aí, inventou uma máquina que transformava as ondas sonoras em impulsos elétricos. Os impulsos se moviam por um fio até chegar a outro aparelho, que os traduzia para som novamente. Foi assim que surgiu o telefone!

Rádio

O físico italiano Guglielmo Marconi é considerado o inventor do rádio. Em 1895, ele enviou e recebeu o primeiro sinal de rádio e patenteou o invento em 1896. Em 1901, ele conseguiu fazer ondas sonoras atravessarem o Oceano Atlântico.

Televisão

Desde 1880, diferentes pesquisadores desenvolviam experiências para tornar a televisão possível. O americano Philo Farnsworth conseguiu usar a eletrônica para transmitir uma imagem à distância, em 1927. O russo Vladmir Zworkin também é considerado um dos principais inventores da televisão.

Computador

O inglês Charles Babbage foi o primeiro a construir algo parecido com um computador, na década de 1820. A máquina funcionava com um sistema mecânico de engrenagens e rodas e fazia operações matemáticas de forma programada. Em 1940, o húngaro John Von Newmann acrescentou à maquina a capacidade de armazenar informações.

Internet

No começo dos anos 1960, o norte-americano Paul Baram ligou vários computadores entre si. Depois, em 1969, os engenheiros J. Licklider e Robert Taylor criaram uma rede para ligar os computadores de centros de pesquisas universitários e militares nos Estados Unidos, que acabou virando a Internet. Na década de 1990, a rede cresceu e passou a ser usada pelos cidadãos comuns.

Último acesso: 03 Dec 2021 - 04:52:06 (1100096).