Como surgiu o nome das cores?

Você faz ideia de como surgiu o nome das cores? A gente conta!

Shirley Paradizo Publicado segunda 30 agosto, 2021

Você faz ideia de como surgiu o nome das cores? A gente conta!
Imagem ilustrativa de lápis de cor - Pixabay

Que aperto! 

O preto vem do latim appectoráre, que queria dizer comprimir contra o peito. Com o tempo, virou apretar. E por aqui ficou preto, numa associação a tudo que é denso, escuro, apertado

Do bicho 

Antigamente, o único jeito de fazer tinta vermelha era esmagar o inseto cochonilha, que virava um vermelhão. Daí, o nome da cor saiu do latim vermiculum (vermezinho).

Poderosa

A pedra preciosa lápis-lazúli batizou o azul. Em latim, lápis queria dizer pedra; e o lazúli veio do árabe lázúrd (a rocha azulada). Pedra continuou pedra e a cor dela virou azul.

Massa cinzenta

Em latim, o pó que sobra das brasas depois que a fogueira apaga  (as cinzas) é chamado de cinisia.  Deu origem também ao  nome do tom cinza.

Bem brilhante

No idioma dos antigos germânicos, blank significa brilhante, polido. Os povos latinos pegaram o termo emprestado para nomear tudo que é reluzente. Aí, surgiu o branco.

Amarelou! 

No passado, achava-se que a icterícia (doença que deixa a pessoa amarelada) era causada pela bile, líquido do fígado que, em latim, chama-se amargus – no diminutivo, amarellus (amarelo). 

Veio pronta 
É uma das poucas que já nasceram com nome. Veio do verbo latino vivere: estar verde, verdejar. Foi assim que surgiu a associação do verde com algo que ainda não  está pronto.

Doce fruto 
Os franceses  chamam a castanha portuguesa de marron. E foi da cor desse fruto que veio o nosso marrom. Aliás, o marromglacê é isto: um doce feito de castanha portuguesa.

Na Arábia

Há séculos, os árabes levaram a laranja (para eles, nárandja) para a Europa. A fruta ganhou nome parecido em português e tudo ficou laranja

Último acesso: 03 Dec 2021 - 04:03:24 (1102874).