Como surgiu o Dia das Mães?

Descubra a origem da data comemorativa e quando ela é comemorada em outros países

Daniela Bazi Publicado sexta 7 maio, 2021

Descubra a origem da data comemorativa e quando ela é comemorada em outros países
Elsa e Anna ao lado de sua mãe em Frozen 2 (2019) - Divulgação/Disney

No Brasil, o Dia das Mães é comemorado todo segundo domingo do mês de maio. A data comemorativa foi decretada pelo presidente Getúlio Vargas no ano de 1932, mas não foi inventada por aqui e, diferente do que muitos pensam, também não é comemorada no mesmo dia em outros lugares do mundo.

Os historiadores consideram que a criação deste dia aconteceu nos Estados Unidos, em 1905, por uma mulher chamada Anna Maria Jarvis. De acordo com a BBC, naquele ano, Anna havia perdido a sua mãe e, para tentar diminuir a sua dor, decidiu lutar por uma data que servisse de homenagem para todo o sentimento materno.

Por ser bastante conhecida em sua comunidade, o falecimento da mulher logo gerou uma grande comoção na região, e o pedido da filha repercutiu de forma inimaginável. Seu desejo foi tão longe que conseguiu chegar ao presidente da época, Woodrow Wilson, que decretou o segundo domingo de maio como o Dia Nacional das Mães.

Além, do Brasil, alguns outros países também adotaram o segundo domingo de maio como o dia para celebrar as mães, como a Itália, a Dinamarca, o Japão, a Finlândia, o Chile, a África do Sul, entre outros. No entanto, não são todos os países que seguem esse modelo.

Portugal, Lituânia, Angola, Hungria, Moçambique, Cabo Verde e Espanha também comemoram em maio, porém no primeiro domingo. França e Suécia são mais dois países que se encontram nessa lista, contudo, a sua celebração acontece no último domingo do mês.

Já em países como a Noruega, a Argentina e a Bielorrúsia são em meses completamente diferentes. Enquanto os noruegueses comemoram no segundo domingo de fevereiro, os argentinos e bielorrussos dedicam o terceiro domingo de outubro. Na Bélgica e na Costa Rica, o Dia das Mães ocorre em agosto, enquanto em Montenegro, Rússia, Bulgária, Sérvia e Romênia é em março e na antiga Iugoslávia costumava ser comemorado duas semanas antes do natal.

Além disso, também existem alguns lugares que levam a estação em consideração, como na Palestina e no Líbano que celebram no primeiro dia da primavera.

Último acesso: 04 Dec 2021 - 09:46:38 (1102237).