Como surgiu o Dia das Crianças?

Em outros países, o dia especial das crianças não é celebrado em 12 de outubro. Conheça a história!

Publicado segunda 11 outubro, 2021

Em outros países, o dia especial das crianças não é celebrado em 12 de outubro. Conheça a história!
Imagem ilustrativa de crianças brincando - Pixabay

O primeiro Dia das Crianças registrado na História foi declarado em 1º de junho de 1925, durante a Conferência Mundial para o Bem-estar das Crianças que aconteceu em Genebra, na Suíça, como uma forma de homenagear os pequenos. Por este motivo, em países como Portugal, Angola e Moçambique, o dia especial para as crianças é comemorado nesta data.

Mas não para por aí. O Dia Mundial das Crianças é comemorado em outra data — que ainda não é o 12 de outubro. A ONU reconhece o dia 20 de novembro como a data universal para celebrar os pequenos já que, neste mesmo dia, no ano de 1959, foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos da Criança e, em 1989, a Convenção dos Direitos da Criança.

Egito, Finlândia, Canadá, Paquistão, Reino Unido, França e Trindade e Tobago, são alguns dos países que adotaram em seu território a data estipulada pela ONU como o Dia das Crianças.

Mas, por que o Brasil comemora em 12 de outubro?

Por aqui, a história é um pouco diferente. No ano de 1923, ocorreu no Rio de Janeiro — que era a capital na época — o 3º Congresso Sul-Americano da Criança, com o intuito de discutir assuntos como o desenvolvimento infantil, a educação e a alimentação. Através deste evento, o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou um projeto de lei que transformava o dia 12 de outubro no Dia das Crianças no Brasil.

Em 5 de novembro de 1924, o então presidente Arthur Bernardes oficializou o decreto nº 4867 que instituía o dia 12 de novembro como o Dia das Crianças oficial em território brasileiro. Mas se engana quem pensa que o dia começou a ser comemorado assim que instituído.

Até a década de 1960, praticamente ninguém ligava para este dia. A história só mudou quando a fábrica de brinquedos Estrela realizou uma campanha de marketing em parceria com a marca Johnson & Johnson chamada “Semana do Bebê Robusto”. A ideia foi um sucesso, e aumentou consideravelmente as vendas das empresas.

Com isso, outras marcas ligadas a produtos infantis acabaram aproveitando a grande onda de vendas e, nos anos seguintes, essa época do ano passou a ser conhecida como a Semana das Crianças.

Último acesso: 03 Dec 2021 - 03:25:15 (1103298).