viva-a-historia   / Viva a História

A evolução da magrela: Conheça a história da bicicleta

Desde a criação, no início do século 19, ela passou por muitas transformações

Lucas Vasconcellos Publicado quinta 7 novembro, 2019

Desde a criação, no início do século 19, ela passou por muitas transformações
- Getty Images

Uma armação de madeira, com duas rodas e guidão, chamada de draisiana, é considerada a primeira bicicleta. Criada pelo alemão Karl Drais Von Sauerbronn na década de 1810, o veículo não tinha pedal — era preciso dar impulso usando os pés. Na década de 1830 surgiram os pedais, criados pelo francês Kirkpatrick Macmillan. Eles ficavam grudados nas rodas da frente.

Em 1860, para que ficasse mais fácil pedalar, o francês Pierre Lallement criou uma roda dianteira maior. Isso só mudou por volta de 1880: até então, acreditava-se que a roda grande deixava a bike mais rápida.

Na mesma época, surgiu a bicicleta com aro de aço nas rodas e o freio com tração por corrente (antes, para parar, era necessário usar os pés).

Novos modelos

Na década de 1870, o francês Pierre Michaux, que criou a primeira fábrica de bicicletas, popularizou o modelo com a roda gigante na frente e pequena atrás. Esse estilo é conhecido como velocípede. Cerca de dez anos depois, o escocês John Boyd Dunlop desenvolveu uma câmara de ar para a bicicleta do filho. Era o pneu!

Em 1890, surgiu o quadro em formato de trapézio, usado até hoje. Também foram criados modelos feitos em alumínio, que deixam a magrela bem mais leve. Sabe aquele momento em que você para de pedalar, mas a bike continua em movimento? É a tecnologia com marchas e com o cubo de rodas-livres, que dão mais mobilidade às rodas. Tudo criado na mesma época!

Modernização

A empresa norte-americana Scwinn tornou o desenho da bike parecido com o das motos, em 1920. Além disso, nesse período o ciclismo ganhava força na Europa.

Um modelo que também anda em trilhas de terra foi criado na década de 1950 pelo norte-americano James Finley Scott. Surge, assim, a moutain bike. Na década seguinte surgiram diversos modelos de bikes: infantis, bicicletas próprias para andar nas cidades e em trilhas — além de um sistema de marchas mais moderno.

Em 1970, um modelo que permite criar manobras similares às feitas por motos foi inventado, fazendo nascer o BMX (Bicycle Moto Cross), esporte que se tornou bastante popular. A partir daí, a bicicleta só evolui. Atualmente, há modelos dobráveis, elétricos, mais leves e mais rápidos, tudo para facilitar a vida dos amantes da magrela.

 

Fonte: Bicicletas, o Guia Definitivo (Editora Abril), Bicycle How-to e MTB Brasília.

Último acesso: 15 Jul 2020 - 12:29:03 (1086000).