10 fatos sobre a vida de dom Pedro II, o último rei do Brasil

Ele virou imperador do brasil aos 14 anos, perdeu os pais ainda criança e na juventude tinha uma voz horrível!

Débora Zanelato Publicado quarta 1 setembro, 2021

Ele virou imperador do brasil aos 14 anos, perdeu os pais ainda criança e na juventude tinha uma voz horrível!
Retrato de D. Pedro II, Imperador do Brasil - Wikimedia Commons

13 sobrenomes

Isso mesmo! O nome completo era Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Miguel Gabriel Rafael Gonzaga. Nasceu em 2 de dezembro de 1825, no Rio de Janeiro.

Infância triste

A infância do Pedrinho não foi nada fácil: dez dias depois de completar 1 ano, ele perdeu a mãe. Aos 5, o pai partiu de volta para Portugal e, apesar de se comunicarem por carta, eles nunca mais se viram... =(

Um rei menino

Teoricamente, dom Pedro II se tornou imperador do Brasil com apenas 5 anos de idade, quando dom Pedro I abriu mão do trono, em 1831. No entanto, pela Constituição do Brasil de 1824, o garoto só poderia assumir o controle do país aos 18 anos.

Ele aceitou, ele aceitou...

Em 1840, rolou o chamado golpe da maioridade e ele não precisaria mais esperar até os 18 anos para governar. No dia 22 de junho daquele ano, os liberais foram até o jovem oferecer o cargo. E, assim, dom Pedro II virou o rei da nação, aos 14 anos!

Rotina vigiada

Dom Pedro II teve muitos professores, que o ensinavam a ser educado, justo e fiel ao Brasil. Desde a renúncia do pai, o pequeno tinha os passos vigiados e havia até um regulamento a ser seguido diariamente. Para cada hora, uma tarefa descrita, e o espaço para diversão era pouco: só 120 minutos por dia.

Voz engraçada

Na adolescência, dom Pedro II era um homem bonito, alto e de olhos azuis. Mas, quando abria a boca, a voz chamava mais atenção do que todo o resto: fina e muito aguda. Todo mundo estranhava.

À procura da noiva

Como não havia princesas no Brasil, um encarregado real tratou de procurar uma noiva para Pedro na Europa. Depois de dois anos de busca, encontrou Teresa Cristina. Dom Pedro viu uma foto da moça e aceitou o casamento, mas ficou decepcionado quando a conheceu, pois a achou muito diferente da que viu na fotografia!

Rei intelectual

Era claro que dom Pedro não tinha o sonho de ser um rei. Ele dizia que havia nascido para os estudos das letras e das ciências. E, se fosse seguir uma carreira política, preferiria ser um presidente, e não um rei. Que moderno!

A proclamação da República

Quando o golpe aconteceu no Rio de Janeiro, em novembro de 1889, dom Pedro ficou bem calmo. Ele disse que já tinha trabalhado muito e estava cansado... Era hora de se aposentar! Foi assim que ele reagiu quando disseram que a República já estava proclamada.

O fim

Depois disso, o ex-imperador resolveu mandar uma última mensagem à pátria. Pegou uma pomba do barco em que estava e colocou um papel escrito “Saudades”. Mas o bicho não era bem um pombo-correio e, com as asas aparadas, não voou longe. Afogou-se no mar.

Último acesso: 03 Dec 2021 - 03:16:06 (1102903).