Conheça o Telescópio Hubble, um dos mais importantes já inventados

Saiba algumas curiosidades e descobertas incríveis feitas pelo histórico item que continua em funcionamento até os dias de hoje

Letícia Yazbek Publicado segunda 21 dezembro, 2020

Saiba algumas curiosidades e descobertas incríveis feitas pelo histórico item que continua em funcionamento até os dias de hoje
Telescópio Hubble no espaço - Pixabay

Hubble é um satélite artificial não tripulado que transporta um grande telescópio. Ele foi projetado e construído nas décadas de 1970 e 1980 pela Nasa (a agência espacial norte-americana). Foi lançado em 24 de abril de 1990, a bordo do ônibus espacial Discovery.

O satélite leva o nome do astrônomo americano Edwin Powell Hubble, que foi o primeiro a provar que a maioria das chamadas nebulosas era, na verdade, galáxias independentes, como a Via Láctea. Hubble também foi o primeiro a notar que as galáxias estão se afastando.

Várias missões

Os principais objetivos do telescópio Hubble eram investigar a composição de corpos celestes, além das características físicas e os movimentos deles, e estudar a história e a evolução do universo. Além disso, tinha o objetivo de observar a estrutura de estrelas e estudar a evolução e formação das galáxias.

Hubble foi o primeiro observatório localizado no espaço, fora da atmosfera da Terra. O telescópio Hubble deu uma nova visão do espaço à humanidade, permitindo uma série de descobertas. Foi possível, por exemplo, observar os momentos essenciais da formação de uma estrela.

Observador eficiente

O telescópio é equipado com lentes que podem detectar tanto a luz visível quanto a luz infravermelha, captando imagens de diversos corpos celestes. O principal elemento óptico é um espelho. Hubble pesa 11,6 mil quilos e está a 600 quilômetros da superfície da Terra – ele leva apenas 1 hora e 35 minutos para dar uma volta em torno do nosso planeta.

A resolução de imagem do telescópio Hubble é cerca de 10 vezes maior do que a resolução dos maiores telescópios de solo. Como está fora da atmosfera terrestre e longe das nuvens, que bloqueiam a visão dos telescópios comuns, o Hubble consegue captar imagens mais nítidas. Com a ajuda de técnicas de reduções fotográficas feitas por computador, é possível distinguir dois objetos brilhantes a menos de dois metros de distância um do outro.

Faz tempo!

Imagens captadas pelo Hubble foram usadas para medir a distância da Terra até outras galáxias. Assim, cientistas conseguiram determinar a velocidade da expansão do universo, chegando à idade dele. Os resultados, publicados em 1999 e 2002, afirmam que o universo tenha surgido há cerca de 14 bilhões de anos.

Iguais ao nosso

Em vários momentos, o telescópio Hubble encontrou discos achatados de poeira ao redor de estrelas consideradas jovens. Segundo os pesquisadores, isso indica que ainda existem sistemas planetários em formação e que sistemas como o nosso devem ser muito comuns no universo.

Ainda em ação

Hubble já recebeu várias visitas de astronautas da Nasa para a manutenção e substituição de equipamentos quebrados – uma delas aconteceu logo após o lançamento, para ajustar uma falha no espelho. O telescópio foi construído para durar pelo menos 15 anos – ele seria desativado em 2020, mas, se continuar funcionando bem, pode durar até 2030!

 

Consultoria: Leandro Guedes (pós-graduado em Astrofísica Extragaláctica e Filosofia da Ciência na Universidade de Notre Dame, EUA).


+Saiba mais sobre o universo por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

O Universo Numa Casca de Noz, de Stephen Hawking (2016) - https://amzn.to/3fBcaLU

Uma Breve História do Tempo, de Stephen Hawking (2015) - https://amzn.to/2SKbFFg

Um universo que veio do nada, de Lawrence Krauss (2012) - https://amzn.to/2YGFZ7N

O nascimento do universo, de Judith Nuria Maida e Fernando Vilela (2019) - https://amzn.to/3fuxceT

Universo, de Thmas Eaton (2017) - https://amzn.to/2zXMj07

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/3doipA

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2WBSheM

Último acesso: 04 Dec 2021 - 23:30:27 (1093316).