Superlua rosada vai iluminar o céu na próxima semana

O satélite natural deve atingir eu ponto mais próximo da Terra

Letícia Yazbek Publicado sábado 4 abril, 2020

O satélite natural deve atingir eu ponto mais próximo da Terra
Superlua rosada vai iluminar o brilho - Divulgação

Na noite de 7 de abril, terça-feira, quem se interessa por astronomia poderá ver um conhecido fenômeno no céu. A superlua rosada (Super Pink Moon, em inglês) vai iluminar a noite com um forte brilho.

A superlua rosada é a superlua mais brilhante do ano. Isso acontece quando o nosso satélite natural está em seu ponto mais próximo à Terra, em época de Lua cheia. Por causa dessa proximidade, é possível ver a Lua maior e mais brilhante do que o normal.

Apesar do nome, a superlua rosada não tem nada de rosa - assim como a Lua azul, que também não apresenta esse tom. O nome do fenômeno foi dado por causa das flores silvestres chamadas de Creeping Phlox, que florescem em abril, no início da primavera no hemisfério norte.

Na verdade, o corpo celeste deve aparecer no céu com uma tonalidade alaranjada em seu ponto mais baixo, ganhando um brilho mais intenso com o avançar da noite.

Esse fenômeno será facilmente visualizado a olho nu, sem a necessidadede telescópios e outros equipamentos. No Brasil, para ver a superlua rosada, basta olhar para o leste a partir das 18h20 do horário de Brasília.

Último acesso: 05 Dec 2021 - 00:13:08 (1100300).