Como são as chuvas em outros planetas?

Em outros lugares do sistema solar também ocorrem chuvas, mas elas são bem diferentes da que temos por aqui. Saiba mais!

Shirley Paradizo Publicado sexta 31 julho, 2020

Em outros lugares do sistema solar também ocorrem chuvas, mas elas são bem diferentes da que temos por aqui. Saiba mais!
Imagem ilustrativa do espaço - Pixabay

Já parou para pensar em como é o clima nos outros planetas? Eles também têm chuvas, mas elas são bem diferentes da que conhecemos!

Planetas de carbono

Perto do centro da Via Láctea  estão os chamados planetas de carbono. Eles são cobertos por uma névoa amarela com nuvens negras de fuligem. Na superfície, há poços de metano borbulhantes e lama negra. Por lá, chove gasolina e asfalto derretido.

51 Pegasi b

O 51 Pegasi b fica a 50 anos-luz da Terra, na constelação de Pegasus. Ele é um exoplaneta muito quente: a temperatura lá chega a 1000ºC. Todo esse calor permite que o ferro que compõe o planeta seja vaporizado. À medida que o vapor sobe, ele forma nuvens de vapor de ferro e, na hora da chuva, caem do céu em forma de ferro fundido.

COROT-7b

Já imaginou um planeta tão quente que vaporiza até rochas, transformando tudo em lagos de lava? Isso acontece no COROT-7b, um exoplaneta que fica a cerca de 500 anos-luz de nós. A atmosfera é composta por ingredientes de rochas, que viram gás e formam grandes nuvens de pedriscos. Quando chove, os pedriscos caem da atmosfera sobre a lava derretida no solo.

Vênus

A atmosfera de Vênus é cheia de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono. Esses gases são responsáveis ​​por superaquecer a superfície, deixando o planeta muito quente. As reações químicas na atmosfera formam nuvens carregadas de ácido sulfúrico e partículas de enxofre, que caem sobre o planeta em forma de uma implacável chuva ácida capaz de destruir e queimar tudo.

Urano e Netuno

Em Urano e Netuno, existe chuva de diamantes! A atmosfera desses vizinhos da Terra é tão concentrada em carbono, elemento químico que dá origem ao diamante, que transforma tudo na pedra preciosa. Cientistas acreditam que a superfície dos planetas também é repleta de diamantes e que há oceanos de diamante líquido e icebergs de diamantes.

HD189733b

O HD189733b tem uma cor azul parecida com a da Terra. Apesar da semelhança, o planeta a 63 anos-luz de distância não tem água na superfície. Um dos motivos que causam a coloração azulada é a chuva de vidro derretido. O fenômeno é apenas uma consequência da proximidade do exoplaneta com seu sol, o que faz a temperatura da atmosfera ficar perto dos 1000ºC, derretendo até mesmo o vidro.

Último acesso: 21 Oct 2020 - 21:40:39 (1100054).