Por que a Terra precisa do Sol?

Sabia que a energia do Sol é essencial para a vida na Terra? Entenda melhor essa história

Letícia Yazbek Publicado quarta 25 março, 2020

Sabia que a energia do Sol é essencial para a vida na Terra? Entenda melhor essa história
Entenda por que a Terra precisa tanto da energia solar - Getty Images

Se o Sol não existisse ou deixasse de existir, a órbita da Terra seria modificada. O caminho que nosso planeta percorre ao redor do Sol é uma consequência da gravidade entre os dois corpos. Sem o astro, esse caminho seria alterado. A Terra poderia ter interação gravitacional com outro objeto, por exemplo.

É importante lembrar que, sem o Sol, a Terra não teria sido formada. O nosso sistema solar se formou há cerca de 4,6 bilhões de anos, a partir da mesma nuvem de gás e poeira. Da maior parte desse material, surgiu o Sol. O que sobrou deu origem à Terra, aos outros planetas, cometas e asteroides.

A energia do Sol é responsável por manter o planeta aquecido, pelo movimento dos oceanos, pela formação dos ventos (aquecimento do ar) e pelo ciclo da água. Sem a energia do Sol, viveríamos sem luz e as estações do ano não existiriam. Nosso planeta seria muito frio e atmosfera seria mais densa. Haveria poucos ventos e, aos poucos, as águas seriam congeladas.

Além de ser essencial para a Terra, o Sol é importante para os seres que vivem aqui. Quase todos eles dependem da luz e do calor do Sol para sobreviver. As plantas precisam da luz para realizar a fotossíntese, processo em que transformam gás carbônico e água em glicose, proteínas e vitaminas, liberando oxigênio para a atmosfera. Sem a luz solar, as plantas não conseguiriam se alimentar e morreriam.

Além de garantir a sobrevivências das plantas, a fotossíntese é fundamental para os animais e o ser humano. Sem as plantas, toda a cadeia alimentar seria afetada: os animais herbívoros não teriam o que comer e, aos poucos, também morreriam. Então, os animais carnívoros e os seres humanos também ficariam sem alimento.

O calor também favorece a ação de enzimas (substâncias que provocam reações químicas no interior das células) presentes em vegetais e animais. Alguns animais, como peixes, anfíbios e répteis, podem melhorar a atividade metabólica quando a temperatura do ambiente é alta. Assim, o organismo ganha energia para continuar funcionando.

O Sol também tem um papel importante na nossa saúde. Para termos ossos e dentes fortes, precisamos da vitamina D, que não é encontrada pronta na maioria dos alimentos. O que é encontrado neles é uma substância que se transforma na vitamina quando exposta aos raios do Sol. A falta de vitamina D causa problemas nos dentes e deixa os ossos fracos. Por isso, o ideal é tomar alguns minutos de sol todos os dias – não se esqueça do protetor solar!

Último acesso: 28 Mar 2020 - 18:56:19 (1100222).