Se o Sol acabar, o que acontecerá com a Terra?

Apesar de parecer impossível, a nossa estrela não viverá para sempre. Entenda!

Letícia Yazbek Publicado sexta 21 agosto, 2020

Apesar de parecer impossível, a nossa estrela não viverá para sempre. Entenda!
Imagem ilustrativa da Terra, do Sol e da Lua - Pixabay

Assim como todas as outras estrelas, o Sol surgiu a partir de uma nebulosa, deu início a um processo de fusão nuclear, transformando hidrogênio e hélio e emitindo luz. E, assim como as outras estrelas, o Sol terá um fim.

Segundo os especialistas, o Sol viverá por aproximadamente 10 bilhões de anos. Como já viveu 4,6 bilhões, tem mais da metade dessa vida pela frente. Até lá, continuará queimando hidrogênio. Durante esse processo, nosso astro vai aumentando de tamanho pouco a pouco - em sua vida, ele já cresceu cerca de 20%.

Quando o hidrogênio acabar, a força que mantinha o equilíbrio do núcleo solar não existirá mais, e ele entrará em colapso. Ao se contrair, o núcleo aumentará ainda mais sua temperatura, ficando quente o suficiente para dar início à queima do hélio - elemento mais pesado do que o hidrogênio, que, portanto, precisa de uma temperatura maior para se fundir.

O início da queima do hélio indicará que o Sol entrou na última fase de sua vida. As camadas ao redor do núcleo vão começar a queimar hidrogênio, o que fará com que elas aumentem muito de tamanho. O Sol vai se tornar uma gigante vermelha, bem maior do que é hoje.

Os pesquisadores não sabem ao certo se, durante essa expansão, o Sol pode chegar a engolir a Terra. De qualquer forma, a temperatura será tão alta que nosso planeta não terá mais condições de abrigar seres vivos.

Depois, parte do material que forma o Sol será liberada para o espaço e a Terra vai orbitar o que sobrou do núcleo da estrela – transformada em uma anã branca. Embora seja quente no início, uma anã-branca vive em processo de resfriamento e não emitiria luz suficiente para esquentar a Terra, além de iluminar nosso planeta.

 

Último acesso: 21 Oct 2020 - 22:04:29 (1097558).