6 fatos impressionantes sobre o sol

O Sol emite energia e luz para que toda a vida em nosso planeta seja possível. Confira algumas curiosidades incríveis sobre ele!

Publicado sexta 3 julho, 2020

O Sol emite energia e luz para que toda a vida em nosso planeta seja possível. Confira algumas curiosidades incríveis sobre ele!
O Sol, maior estrela do Sistema Solar - Wikimedia Commons

1. O Sol está tão distante, mas tão distante da Terra que a sua luz demora 8 minutos e 18 segundos para chegar aqui. O astro rei, aliás, é só mais uma estrela no meio de outras 200 bilhões que existem na nossa galáxia.

2. Ele tem cerca de 5 bilhões de anos e, como toda estrela, um dia vai morrer. Calma aí, isso só vai acontecer daqui a uns 4 ou 5 bilhões de anos. Sua luz vai ficar tão fraca que o calor que ele emite não chegará mais em nosso planeta e toda a vida por aqui pode desaparecer.

3. O Sol é muito quente e parece sempre estar em chamas. Mas é um mero engano. Temos essa impressão porque a atmosfera solar é formada por gases que causam explosões e geram calor e luz.

4. Há épocas em que ocorrem explosões bem fortes na superfície do Sol. Elas liberam muita energia e causam desastres como destruição de satélites, problemas com voos e até queda de energia elétrica.

5. Partículas de material solar lançadas no espaço causam o vento solar, um fenômeno que forma arcos luminosos nos polos da Terra, conhecido como aurora boreal (região norte) ou aurora austral (região sul).

6. O grande astro tem uma gravidade 28 vezes maior do que a da Terra e é essa força que atrai planetas, luas e asteroides. Isso mantém o sistema solar e faz com que cada corpo celeste fique em seu devido lugar.

Último acesso: 21 Oct 2020 - 22:45:23 (1100802).