pets   / Raças

Vira lata: Saiba tudo sobre os pets sem raça definida

Entenda porque eles são como qualquer animal de raça pura

Letícia Yazbek Publicado domingo 5 abril, 2020

Entenda porque eles são como qualquer animal de raça pura
Vira-latas são os cães sem raça definida (SRD) - Pixabay

Os vira-latas são os cães e gatos que não tem raça definida. Qualquer mistura de raças na linhagem do animal já faz com que ele seja considerado vira-lata. Os animais domésticos de raça são aqueles que têm a mesma linhagem sanguínea por várias gerações. Os animais de raça pura podem ter o pedigree — um certificado emitido por meio de testes (como uma certidão de nascimento). O pedigree é um registro do pet que indica as características básicas de acordo com a raça e mostra os ascendentes do animal.

Como são uma mistura de várias raças, os vira-latas não têm características físicas e de personalidade definidas. Eles podem ter aparências e tamanhos variados e apresentar diferentes temperamentos. A maioria dos cães vira-latas é de porte médio, mas eles também podem crescer muito — tudo depende da raça e do tamanho dos pais. Se você mora em apartamento e não pode ter um cão de grande porte, é melhor não arriscar. Uma alternativa é adotar um gatinho que, em geral, tem porte pequeno.

Apesar de não terem um padrão de aparência e comportamento, os vira-latas podem ser tão dóceis quanto os cães de raça. O temperamento do animal depende muito do ambiente em que vive e dos cuidados que recebe. O importante é dar carinho e cuidar bem dele!

Você já deve ter ouvido falar que cães vira-latas são mais espertos que os de raça. Mas isso não é verdade: a variedade de raças não influencia na inteligência saúde dos cães. Todos os pets tem a mesma capacidade de aprendizado — tudo depende do incentivo do dono, das aptidões individuais de cada cão e dos processos de adestramento.

O boato de que os vira-latas são mais resistentes a doenças tem um fundo de verdade. A mistura de raças fez com que os cães e gatos sem raça definida criassem maior capacidade de adaptação que os pets de raça pura. Mas os vira-latas tem a mesma chance de desenvolver doenças que todos os animais domésticos. Todo pet deve ser medicado e cuidado da mesma forma!

Os pets vira-latas são maioria entre os animais disponíveis para adoção. Se você quer adotar um animalzinho, um vira-lata pode ser o seu companheiro ideal!

Último acesso: 28 Sep 2021 - 05:43:22 (1100308).