Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Zoo / Reino animal

Vídeo mostra tartaruga caçando passarinho e cenas chocam; confira

Esse foi o primeiro registro de “caça deliberada” praticada por qualquer espécie de tartaruga

Redação Publicado em 24/08/2021, às 17h28 - Atualizado às 17h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vídeo mostra tartaruga caçando passarinho e cenas chocam; confira - Reprodução/Youtube
Vídeo mostra tartaruga caçando passarinho e cenas chocam; confira - Reprodução/Youtube

As câmeras na Ilha Frégate, no arquipélago de Seychelles no Oceano Índico, à costa leste da África, registraram uma cena bem diferente: uma tartaruga caçando. Anna Zora, vice-gerente de conservação e sustentabilidade da ilha, foi a responsável pela filmagem, que mostra o animal abocanhando um pequeno pássaro.

De acordo com Justin Gerlach, da Universidade de Cambridge, “havia algo estranho na maneira como [a tartaruga] estava se comportando". O animal, da espécie Aldabrachelys gigantea, estava caminhando de maneira agressiva, diferente do normal.

Pelo vídeo, é possível ver que a tartaruga chega perto de uma andorinha-do-mar juvenil, da espécie Anous tenuirostris, e, em uma interação que durou sete minutos no total, cercou o filhote para depois o morder. As conclusões dos pesquisadores sobre o episódio foram publicadas no periódico Current Biology e repercutidas pelo portal LiveScience.

Confira o vídeo:

Esse foi o primeiro registro de “caça deliberada” praticada por qualquer espécie de tartaruga, o que surpreendeu os cientistas. Anna Zora, que gravou a cena, ressalta que embora não apareça no vídeo, a tartaruga chegou a se alimentar do pássaro pouco tempo depois.

"Estaríamos diante do 'redesenvolvimento' de comportamentos que costumavam existir no passado", apontam os especialistas “ou podemos estar diante da evolução de um comportamento totalmente novo".