Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Zoo / Animais

Saiba quais são os animais que vivem por mais tempo

Viver por mais de 100 anos é normal para os três animais que têm o maior tempo de vida em nosso planeta

Renato Lamanna Publicado em 13/03/2020, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Divulgação
Divulgação

Você sonha em viver mais de 100 anos? Pois saiba que, para alguns animais que vivem em nosso planeta, essa é uma tarefa fácil. Saiba quais são os bichos que vivem por mais tempo!

1º. Água-viva Turritopsis

A vencedora nessa disputa é a água-viva Turritopsis, considerada biologicamente imortal. Elas nascem em forma de pólipo e se transformam nas medusas (a água-viva como conhecemos). Mas a continuação da vida é diferente para essa espécie: na velhice, ela reverte o processo biológico e volta a ser um pólipo, repetindo esse sistema eternamente!

2º. Molusco Arctica islandica

O molusco Arctica islandica, originário do Atlântico Norte, vivem em média 400 anos - já foram encontrados exemplares de mais de 500 anos. Ele é bivalve - tem duas conchas - e só pode ser encontrado por meio de escavações. Em 2006, cientistas encontraram um exemplar de 507 anos, que foi chamado de Ostra Ming, nascido em 1499, na mesma época da dinastia Ming, na China. Cientistas acabaram matando o animal por acidente ao tentar abrir a concha para determinar sua idade. Não se sabe quanto mais ele poderia ter vivido.

3º. Tubarão da Groenlândia

Além de ocupar o terceiro lugar na disputa, o tubarão da Groenlândia também é a espécie de vertebrado com maior expectativa de vida: média de 272 anos! Ele vive no Atlântico Norte, a cerca de 1.200 metros de profundidade. Pode atingir 6,4 metros de comprimento e pesar 1 tonelada.