Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Zoo / Animais

Saiba mais sobre o mundo dos chimpanzés

Bichos pra lá de espertos, eos chimpanzés sabem até como usar ferramentas, encontradas na natureza, para se alimentarem

Lucas Vasconcellos Publicado em 23/03/2022, às 18h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Chimpanzés em seu habitat natural - Pixabay
Chimpanzés em seu habitat natural - Pixabay

Organização

Na natureza, os chimpanzés vivem em grupos, que variam entre cinco e mais de 100 bichos. Mesmo assim, as fêmeas são solitárias. Enquanto isso, o papel dos machos é a liderança da turma — eles até se unem para tomar a posição um do outro e podem ser agressivos nesses momentos (emitem sons altos, mostram os dentes, agitam galhos e atacam).

No chão e nos galhos

De hábitos diurnos, esses animais se locomovem pelo chão, mas, na hora de se alimentar, ficam em cima das árvores. O cardápio é bem variado: frutas, folhas, flores, sementes, pequenos animais (pássaros, formigas, cupins, vespas, larvas e cervos) e até macacos de outras espécies — nesse caso, formam grupos de caça.

Por aí!

Originários da região central da África, os chimpanzés vivem em florestas e matas secas de savana, além de florestas tropicais em áreas baixas e até montanhosas (até 3 mil metros de altitude). Na hora de andar e correr, eles usam os pés e as mãos — apesar de, às vezes, conseguirem se mover sobre os dois pés (como os seres humanos). Também são capazes de escalar, pular e ficar suspensos em árvores.

Bem espertos!

Assim como nós, os chimpanzés possuem culturas diferentes, dependendo da região que habitam. Esses costumes são ensinados para as novas gerações. Por exemplo, extrair cupins de dentro das árvores usando gravetos ou quebrar sementes e frutos duros com pedras.

Chegou o bebê

O período de gestação de um chimpanzé fêmea dura entre 230 e 240 dias — em geral, nasce apenas um filhote. O pequeno macaco vive junto da mãe por três anos. É nesse período que ele aprende as técnicas necessárias para a sobrevivência.

Você sabia?

A ordem dos primatas, da qual fazem parte humanos e chimpanzés (entre outros bichos), está no planeta há cerca de 13 milhões de anos.