Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Zoo / Animais

Saiba mais sobre as girafas, os animais mais altos do mundo

Conheça alguns detalhes que talvez você não sabia sobre estes animais encantadores

Olívia Fraga Publicado em 08/01/2022, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Girafa em seu habitat natural - Pixabay
Girafa em seu habitat natural - Pixabay

Sempre alerta

As girafas vivem em grupos e uma delas sempre fica de vigia, de olhos e ouvidos atentos. Ela percebe ruídos à longa distância, e seus olhos são grandes e enxergam bem. Lá de cima, ela consegue observar tudo que está até a 1 quilômetro de distância. Em caso de perigo, correm a até 50 quilômetros por hora. Se não conseguem escapar, encaram a briga e podem dar coices até em leões.

Almoço demorado

Elas passam o dia comendo folhas das árvores. Pra arrancá-las, usam a língua forte e comprida e os lábios grossos. A língua é áspera e flexível, e chega a ter 40 centímetros de comprimento. Como têm dificuldade de se abaixar, ficam entre árvores altas, que garantem um esconderijo e alimento.

Papo diferente

Como não têm cordas vocais, elas quase não emitem sons. Costumam se cumprimentar esfregando-se umas nas outras e entrelaçam os pescoços quando estão apaixonadas. Se resolvem brigar, os machos trocam pescoçadas. O pescoço, inclusive, pode ter até 4 metros de comprimento e é sustentado por sete ossos, como o de outros mamíferos.

Hora de dormir

As girafas costumam dormir em pé e por poucos minutos, pois têm de ficar espertas para evitar o ataque de predadores. Quando se sentem muito seguras, podem se deitar para descansar.

Bebezão

A girafa dá à luz em pé e o bebê cai de quase 2 metros de altura. Logo ganha lambidas e cheiradas da mãe, que assim memoriza o cheiro dele. As fêmeas do grupo se revezam para proteger todos os filhotes.

Que difícil!

Beber água é sempre uma complicação para quem tem pernas e pescoço tão longos. As girafas param na beira do rio, esticam as pernas, abaixam o pescoço e engolem rapidinho, pois nessa posição não conseguem ver inimigos.

Antenas?

Não! São cornos, que crescem junto com o animal. Quando brigam, os machos se batem com esses chifres para mostrar sua força.

Roupa estampada

Nenhuma girafa é igual a outra e cada uma tem um conjuntos de pintas diferentes. As manchas escurecem com o tempo e esse visual ajuda na camuflagem entre as falhas das árvores.