Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Zoo / Animais

Saiba como os animais dormem

Alguns bichos descansam em pé, outros ficam abraçados a uma árvore e há até os que dão as mãos no momento do sono!

Lucas Vasconcellos Publicado em 26/05/2020, às 11h23 - Atualizado em 13/04/2022, às 18h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A gata Chloe em cena do filme 'Pets - A Vida Secreta dos Bichos' - Divulgação/ Universal Pictures
A gata Chloe em cena do filme 'Pets - A Vida Secreta dos Bichos' - Divulgação/ Universal Pictures

Coala

Com até 22 horas de sono por dia, esse marsupial que vive na Oceania é um dos bichos que passa mais tempo dormindo. O coala dorme abraçado a pés de eucalipto – árvore que também serve de alimento para ele. A digestão é difícil e, por isso, é preciso repousar bastante.

Morcego

Pode parecer estranho, mas os morcegos ficam de cabeça para baixo para dormir. Não há risco de cair: eles têm um sistema de trava nos pés, que ajuda a segurar o próprio peso. Ficar nessa situação é essencial para que eles poupem energia e consigam voar. Afinal, decolar é um dos momentos em que o morcego mais precisa de energia - de cabeça para baixo, fica mais fácil ganhar impulso.

Golfinho

Em média, eles seguram a respiração por 15 minutos embaixo d’água. Porém, os golfinhos dormem por turnos de até 2 horas. Para isso, ele vai para a superfície, onde respira melhor.

Na hora de dormir, um dos lados do cérebro fica desativado e o bicho fecha apenas o olho correspondente (direito ou esquerdo). Durante o descanso, o outro lado está superligado e pronto para vigiar a chegada de predadores, controlar a respiração e mantê-lo flutuando na superfície quando preciso, por exemplo.

Lontra-do-mar

Bichos dessa espécie dormem juntos e de mãos dadas. Assim, protegem-se contra a correnteza e não se perdem uns dos outros. Mas atenção: as lontras-do-mar formam grupos só de machos e ou de fêmeas. Além das mãos, outra estratégia é se enrolar em algas.

Cavalo

Até 3 horas é o tempo que um cavalo passa cochilando – e pode ser o tempo todo em pé! Para aguentar o peso (até 1 tonelada), ele tem ligamentos especiais nas articulações das pernas – por isso, elas não dobram quando ele está repousando. Um cavalo também pode dormir deitado, mas fica vulnerável se for preciso correr. Sabia que esse bicho só sonha se deitar para dormir? Em pé, o sono é mais superficial.

Peixe

Como não tem pálpebra, ele não fecha os olhos. Nesse momento, o organismo diminui as atividades cerebrais por alguns segundos. As sonecas duram alguns segundos e acontecem repetidas vezes ao longo de um dia. Pode parecer ruim, mas é o que o mantém vivo: se dormir demais, vira jantar dos predadores! Alguns peixes se escondem em tocas e corais para ficarem mais seguros. Outros, como os tubarões, permanecem onde há corrente de água.

Girafa

Melman, a girafa de Madagascar
Melman, a girafa de Madagascar (2005). Crédito/ Divulgação/ DreamWorks Pictures

Com até 2,4 metros de pescoço, a hora do sono é um perigo para elas! Ao deitar, a girafa relaxa o pescoço e fica vulnerável ao ataque de predadores. Por isso, dorme cerca de 30 minutos por dia, divididos em seis turnos de 5 minutos.  

Consultoria: Guilherme Domenichelli (biólogo e autor dos livros Girafa tem Torcicolo? e O Resgate da Tartaruga (Panda Books)).