Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Zoo / Animais

De cérebro mais pesado a língua mais comprida: 7 recordes incríveis do mundo animal

Confira alguns dos campeões de recordes realimente inusitados

Lucas Vasconcellos Publicado em 18/12/2020, às 14h00 - Atualizado às 17h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de um gato da raça Maine Coon - Pixabay
Imagem ilustrativa de um gato da raça Maine Coon - Pixabay

1. Muito forte!

O besouro-rinoceronte, que tem apenas 57 milímetros de comprimento e cerca de 100 gramas é, provavelmente, o animal mais forte da natureza. Ele vive na América do Sul e consegue erguer até 850 vezes o próprio peso.

2. Cérebro enorme

Encontrada em todos os oceanos, a cachalote tem o cérebro mais pesado entre todos os bichos: pode chegar a 7,8 quilos. Para você ter ideia, um bebê humano saudável chega ao mundo pesando entre 2,5 quilos e 4 quilos. Ou seja: o cérebro da cacholote equivale ao peso de três bebês!

3. Os maiores pets

Quanto mede o seu gato de estimação? Dificilmente ele vai chegar perto da raça Maine Coon, típica dos Estados Unidos, que atinge até 1,10 metro de comprimento! Já entre os cães, o mais alto é o Wolfhound Irlandês: tem, em média, 86 centímetros.

4. Linguarudo

Camaleões têm a língua mais comprida: mede até 70 centímetros de comprimento – em alguns casos, esse tamanho é o dobro do que mede o animal inteiro (sem contar o rabo). A língua grande tem uma função: serve de estilingue para capturar os alimentos – chega à velocidade de 57 metros por segundo!

5. Cheio de dentes

A resposta para os campeões em número de dentes no reino animal vai surpreender você: são os moluscos, como caramujos e lesmas. Eles têm entre 2 mil e 15 mil pequenos dentes – que não servem para mastigar, mas para que esses bichos escalem rochas, plantas e até outros animais (de onde vem a comida deles). Os dentes ficam em um órgão chamado rádula, que é como a língua deles.

6. Super-resistente

Já ouviu falar do tardígrado? Essa subdivisão de animais microscópicos é o bicho mais resistente do mundo! Essa criatura microscópica aguenta radiação, situações de congelamento e até de ebulição. Ele sé capaz de tudo isso por ter um gene que protege o DNA, como se fosse uma espécie de cobertor.

7. Olho gigante

A lula-colossal, que vive nas profundezas do Oceano Antártico, tem o maior olho entre todos os animais: são 35 centímetros de diâmetro. Além disso, ela é o maior invertebrado (animal que não tem coluna vertebral) do mundo! A lula-colossal pode passar dos 14 metros de comprimento e ter 500 quilos!


+Saiba mais sobre o Reino Animal por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

O incrível livro de postais para colorir: 28 postais para enviar ou colecionar, de Vários Autores (2015) - https://amzn.to/3ccF0A2

Floresta encantada, de Johanna Basford (2015) - https://amzn.to/2SGaeHY

Nosso planeta: o único lar que temos, de Matt Whyman (2020) - https://amzn.to/2SJexlY

Mundo Animal, de Geneviève Warnau (2019) - https://amzn.to/3dm4Otv

Anatomia dos Animais Domésticos: Texto e Atlas Colorido, de Horst Erich König e Hans-Georg Liebich (2016) - https://amzn.to/3doRTaw

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/3doipA

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2WBSheM