Recreio
Zoo / Animais

Qual é a diferença entre tartaruga, jabuti e cágado?

Os três são répteis do grupo dos quelônios. Eles costumam ser vistos como o mesmo animal, mas, na verdade, são bem diferentes!

Letícia Yazbek Publicado em 28/03/2020, às 10h00

Pixabay
Pixabay

Existem mais de 40 espécies de jabutis, cerca de 40 espécies de cágado e mais de 300 de tartaruga! Entenda as diferenças entre esses animais.

O jabuti é um animal terrestre – dos três, é o único que não vive na água. Ele tem o casco alto e arredondado. As patas traseiras têm formato cilíndrico, parecidas com as do elefante.

Nos machos, a parte de baixo do casco é côncava (voltada para dentro). Onívoro, o jabuti come de tudo: plantas, legumes, frutas e carne. Ele é um animal muito lento – pode demorar 5 horas para percorrer 1 quilômetro. Quando esconde a cabeça, o pescoço é retraído na vertical.

O cágado é considerado um animal semiaquático. Ele vive nas águas doces de rios e lagos, mas também pode descansar na terra. O casco é mais fino e achatado do que nos jabutis e tartarugas, e o pescoço é bem mais longo. O cágado tem membranas entre os dedos, o que ajuda a facilitar o nado. Para se locomover na terra, conta com unhas que o ajudam a andar

 A maioria dos cágados se alimenta principalmente de peixes. Para esconder a cabeça, ele dobra o pescoço de lado. O cágado é bem menor do que as tartarugas e jabutis – ele chega, no máximo, a 35 centímetros de comprimento.

Existem tartarugas marinhas e de água doce. As marinhas vivem na água e só vão a terra para colocar os ovos, enquanto as de água doce gostam de tomar sol nas margens dos rios e lagos onde vivem.

As tartarugas não têm unhas e contam com patas em formato de remo, que ajudam nos movimentos dentro da água. Elas se alimentam de moluscos, algas, peixes e crustáceos. Ao contrário do cágado, não têm a capacidade de dobrar o pescoço. Para esconder a cabeça, o pescoço é retraído na vertical.