Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Zoo / Animais

Boi e touro: Descubra qual é a diferença entre estes animais

Diferente do que muitos pensam, saber quem é quem entre estes bichos é mais simples do que parece. Entenda!

Letícia Yazbek Publicado em 28/05/2021, às 15h00 - Atualizado em 14/05/2022, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de um touro - Pixabay
Imagem ilustrativa de um touro - Pixabay

Você já parou para pensar na diferença entre boi e touro? Pode parecer estranho, mas a resposta é bem simples. Tanto o boi quanto o touro são o macho da espécie Bos taurus, o gado doméstico. A fêmea dessa espécie é a vaca, e o animal jovem é chamado de bezerro. Eles pertencem à família bovidae, a mesma que ovelhas e bisontes.

Boi é o termo utilizado para se referir ao macho castrado, que não pode reproduzir. Já o touro é aquele que tem aptidão reprodutiva, ou seja, não é castrado.

O touro costuma ser utilizado pelo homem nas criações de gado bovino, com o objetivo de cruzar com as vacas e aumentar o rebanho. O boi pode ser usado para arar a terra ou como gado de corte — nesse caso, ele será abatido para a produção de carne e seus derivados.

Essa espécie foi domesticada pelo homem e é muito utilizada em diversas atividades, representando grande parte da economia de muitos países.

Eles são animais mamiferos herbívoros e ruminantes — regurgitam o alimento após a ingestão, mastigam e ingerem novamente. A alimentação é formada principalmente de pastagens, capins e rações.