Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Zoo / Animais

Quais são os animais mais rápidos do mundo?

Para caçar ou fugir de predadores, eles precisam ser muito velozes

Lucas Vasconcellos Publicado em 27/04/2020, às 10h00 - Atualizado em 24/07/2022, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de um falcão voando - Pixabay
Imagem ilustrativa de um falcão voando - Pixabay

Muitos animais dependem da velocidade para caçar ou fugir de predadores, mas você parou para pensar em qual bicho é o mais rápido do mundo?

O campeão dessa categoria é o falcão-peregrino (Falco peregrinus): ele chega a alcançar uma velocidade de 320 quilômetros por hora. Essa ave de rapina de médio porte pode ser encontrada em todos os continentes, exceto a Antártida, e prefere viver em zonas montanhosas ou costeiras — também pode ser vista em grandes cidades.

O falcão-peregrino captura os alimentos durante o voo: ele persegue as vítimas, que em geral são aves pequenas, como periquitos e pombos, e não têm chance contra a velocidade do predador.

Ele mede até 50 centímetros de comprimento e pesa até 1,2 quilo. No Brasil, é mais fácil ver esse falcão entre os meses de outubro e abril.

Em segundo lugar está o guepardo (Acinonyx jubatus). Apesar de ser o segundo animal mais rápido do mundo, ele está bem atrás do falcão-peregrino, com apenas 120 quilômetros por hora.

Típico de regiões da África e da Ásia, o guepardo tem almofadas com ranhuras nas patas, que o ajuda a correr rápido. Além disso, para fazer curvas em alta velocidade sem perder a estabilidade, conta com uma longa cauda — o comprimento total do corpo chega a 150 centímetros. O guepardo pode pesar até 65 quilos e curte comer animais como gazelas e lebres.

Com uma velocidade de aproximadamente 109 quilômetros por hora, o agulhão vela sailfish (Istiophorus platypterus) está em terceiro lugar no ranking dos animais mais velozes.

Esse peixe vive nas águas dos oceanos Indico e Pacífico. Ele mede até 3,4 metros e pesa até 100 quilos. A alimentação desse supernadador conta com atum, lula e crustáceos, por exemplo. Apesar de o Agulhão viver nas profundezas, é possível vê-lo vez ou outra na superfície.