Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Zoo / Animais

O maior roedor do mundo: Saiba mais sobre as capivaras

Habitante de quase toda América do Sul, a capivara também marca presença em grandes cidades

Renato Lamanna Publicado em 18/06/2022, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capivara em seu habitat natural - Pixabay
Capivara em seu habitat natural - Pixabay

Vida em comunidade

Capivaras são animais roedores: possuem grandes dentes na parte da frente da boca, adaptados para roer. Elas costumam viver em grupos que possuem de 10 a 30 bichos. Em alguns lugares, durante as estações secas, grupos de capivaras se agrupam onde existe mais comida e água, formando bandos com cerca de 100 animais. Há também outros casos, como o das capivaras que vivem na Amazônia: os grupos são menores e familiares, contando com um casal e os filhotes.

Há registros de fósseis de capivaras que datam do período Mioceno, entre 7 milhões e 9 milhões de anos atrás, na região central Argentina. As capivaras daquela época eram um pouco diferentes das de hoje em dia: gigantescas, tinham até 220 quilos!

Um ajuda o outro

Sabia que capivaras vivem em associação com alguns pássaros? Enquanto elas fornecem comida (insetos que vivem nos pelos desses animais), os pássaros retiram parasitas. Mas elas não são amigas de qualquer outra espécie! Na natureza, onças, cobras e até gaviões se alimentam de capivaras.

Atividade diária

Esses roedores têm hábitos diurnos. Durante as primeiras horas do dia, o grupo descansa às margens de um lago ou rio. Quando o calor começa a incomodar, as capivaras entram na água para regular a temperatura do corpo. Depois disso, vão atrás de comida até escurecer, quando chega a hora de descansar.

Nas cidades

É comum ver capivaras em ambientes urbanos, como o rio Pinheiros, na cidade de São Paulo, ou nas ruas de Campo Grande (Mato Grosso do Sul). Por se alimentarem de muitos tipos de plantas e terem grande capacidade reprodutiva, o ambiente das cidades não atrapalha a sobrevivência desses animais.

Você sabia?

A palavra capiravara vem do tupi kapi’wara. A tradução para o português quer dizer comedor de capim. Esse animal também é conhecido por outros nomes pelo Brasil: carpincho, no Rio Grande do Sul, cupido, no Amazonas, e beque, no Pará.

Ficha da capivara

Onde vive: por toda a América do Sul (menos no Chile), em áreas próximas a rios, lagos e pântanos

Comprimento: até 1,2 metro de comprimento e 60 centímetros de altura

Peso: até 91 quilos

O que come: é um animal herbívoro (se alimenta de vegetais)

Tempo de vida: na natureza, de 8 a 10 anos