Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Zoo / Animais

Hipopótamo: Conheça mais sobre esse grande mamífero

O hipopótamo é um animal de grande porte que passa a maior parte do dia descansando nas águas de rios e lagos

Letícia Yazbek Publicado em 07/08/2020, às 13h00 - Atualizado às 17h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de um hipopótamo - Pixabay
Imagem ilustrativa de um hipopótamo - Pixabay

O hipopótamo é um mamífero semiaquático. Ele tem o corpo em forma de barril e pode medir mais de 4 metros de comprimento. As patas têm cascos e quatro dedos cada. A cabeça é grande e o lábio superior cobre o inferior por completo. As orelhas e as caudas são pequenas em relação ao corpo, e os dentes caninos podem ter até 50 centímetros de comprimento.

A pele do hipopótamo é bem grossa, de cor marrom acinzentada, com espessura de 2 a 5 centímetros. Sob ela há uma camada de gordura. Os pelos aparecem apenas nos lábios, orelhas e ponta da cauda. A pele é muito sensível ao sol – para protegê-la, o organismo secreta uma substância avermelhada, que evita queimaduras solares e infecções. Ela também ajuda a manter a pele sempre úmida, mesmo quando o animal está na terra.

O hipopótamo vive na África oriental, principalmente em reservas no Quênia, Uganda e Tanzânia, em regiões de rios, lagos e pântanos. Ele passa o dia dormindo e descansando em águas rasas, só com os olhos, orelhas e narinas fora da água. Mesmo sendo pesado, consegue flutuar por causa da grande quantidade de ar nos pulmões e dos gases presentes no intestino.

Além de boiar, é capaz de ficar até 20 minutos submerso, sem respirar – aí, consegue fechar as narinas para que a água não entre. Quando vem à superfície, às vezes solta um jato de água pelo nariz. O hipopótamo consegue andar na água e nadar - membranas entre os dedos o ajudam a ser um bom nadador.

À noite, o hipopótamo sai da água e vai para a terra, onde faz a maioria das atividades, como a alimentação. Herbívoro, ele se alimenta da vegetação da beira de rios ou lagos. Precisa comer cerca de 200 quilos de planta por dia – os alimentos favoritos são capim, erva e alguns tipos de plantas aquáticas.

Os hipopótamos vivem em grupos de cerca de 20 animais – em alguns casos, podem chegar a 100. Cada grupo é liderado por um macho e ocupa determinado espaço, dentro e fora da água. Se um hipopótamo tiver o espaço invadido, por outro animal ou pelo homem, pode se tornar muito agressivo. Ele é capaz de perseguir o invasor a uma velocidade de 50 quilômetros por hora.

O bocejo do hipopótamo serve para afastar outros machos que estejam por perto – ele faz isso para garantir o território e mostrar que é o líder daquela área. Se houver uma fêmea por perto, o macho pode bocejar para tentar conquistá-la e competir com outros machos. A boca do hipopótamo pode abrir até 150 graus, revelando os grandes dentes – o ser humano só consegue abrir até 45 graus!

A reprodução, nascimento e amamentação ocorrem dentro da água. A gestação dura de 225 a 240 dias, e costuma dar origem a apenas um animal. O filhote sabe nadar desde que nasce. Mas, muitas vezes, ele prefere subir nas costas da mãe, onde consegue respirar com mais facilidade. Ele fica aos cuidados da mãe até completar um ano, quando chega a pesar 200 quilos.