Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Zoo / Animais

Frase sque são o bicho: 9 expressões inspiradas em animais

Entenda algumas expressões que comparam humanos e animais

Maria Carolina Cristianini Publicado em 23/01/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Avestruz em seu habitat natural - Pixabay
Avestruz em seu habitat natural - Pixabay

1. Estômago de avestruz

O avestruz come de tudo, mas seu prato predileto é um besouro que parece feito de metal brilhante. O problema é que às vezes ele se engana e acaba comendo pregos, pedras e outros objetos estranhos. Além disso, essa ave engole areia e pedras que ajudam a moer os alimentos em seu estômago.

2. Boca-de-siri

Siris são crustáceos que têm boca muito pequena e não emitem nenhum som. Por isso, quando queremos pedir a alguém que não saia espalhando uma história por aí, pedimos que faça boca-de-siri. Quem se comporta como esse bicho sabe guardar segredo.

3. Cérebro de galinha

As galinhas têm o cérebro pequeno em proporção ao seu corpo, o que é um sinal de inteligência limitada. Por isso, se alguém faz alguma coisa sem pensar, acaba ouvindo essa frase. Mas galinhas não são bobas! Quando são ameaçadas, fazem o maior escândalo, cacarejando e voando baixo. Além disso, são espertas para proteger seu ninho, cuidar dos ovos e ensinar os filhotes.

4. Esperto como uma raposa

Quem encara qualquer desafio pode ser comparado com as raposas, famosas por sua inteligência. Excelentes caçadoras, correm e saltam, sabem se esconder e usam o faro, a visão e a audição aguçados para caçar. Fazem isso até quando estão sem fome. Aí guardam a comida em vários esconderijos. Se faltar alimento, sabem onde encontra-lo.

5. Memória de elefante

Aniversário de amigos, número de telefone, senha do videogame... Você decora tudo isso? Então sua memória é muito inteligente e capaz de se lembrar de outros elefantes que cresceram no seu grupo mesmo após alguns anos de separação.

6. Gritar como uma gralha

Se você é do tipo que fala sem parar, não se espante se disserem que parece uma gralha! Essas aves tagarelas vivem em bandos e se comunicam emitindo ruídos que parecem gritos. Os estudiosos acreditam que elas têm um sistema de comunicação avançado e que vários tipos de sons que produzem têm significados diferentes em cada situação.

7. Cego como uma toupeira

As toupeiras enxergam mal e têm olhos pequenos, que ficam escondidos no meio dos pêlos. Só que elas não esbarram em nada, pois vivem em túneis debaixo da terra e se orientam pela ótima audição e pelo tato, já que seu focinho e sua cauda são muito sensíveis. A visão serve só para diferenciar lugares escuros (e seguros) dos claros, onde estão mais indefesas.

8. Abraço de tamanduá

A gente diz isso sobre alguém que parece amigo, mas não é. Sabe o que o tamanduá tem a ver com isso? Esse bicho é tranquilo, mas se é ameaçado, ele se levanta nas patas traseiras e abre as patas da frente, como se fosse abraçar o inimigo. Dai, agarra o outro animal, num movimento parecido com um abraço, e crava as garras nele.

9. Olhos de lince

Os linces são animais ágeis e silenciosos, que só caçam à noite. Para isso, põem em ação sua ótima audição e visão apurada, que percebe movimentos à distância. Povos antigos acreditavam que esse felino era capaz de ver até através das paredes. E a frase também está relacionada a Linceu, um herói da mitologia grega que era capaz de ver através de nuvens, rochas e árvores.