Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Zoo / Animais

Animais que são ligados no clima

Sabia que alguns animais sabem quando o tempo vai mudar ou quando um fenômeno natural está para acontecer? A gente explica essa história!

Lucas Vasconcellos Publicado em 20/03/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rã em seu habitat natural - Pixabay
Rã em seu habitat natural - Pixabay

Protegendo a família

As lagartas, o besouro brasileirinho e o pulgão-da-batata mudam a postura de acasalamento quando sentem que a pressão atmosférica vai cair bruscamente. Nesse momento, as fêmeas diminuem ou até deixam de liberar o hormônio que atrai os machos (eles também demonstram menos interesse para namorar). Isso acontece porque a água da chuva vai alagar os buracos onde eles se escondem. Se ocorrer a reprodução nesse momento, os filhotes que sairão dos ovos podem morrer afagados. E ninguém quer que isso aconteça com eles!

Pressão dolorida

Cientistas acreditam que algumas aves, como as andorinhas, sentem o aumento da pressão atmosférica (se estiverem em altitude elevada) quando uma tempestade se aproxima. Isso causaria dor nesses bichos, que, então, passariam a voar mais baixo para evitar o problema. Mas a questão ainda é uma hipótese, sem comprovação pela ciência.

Hora de ter filhos

Sapos e rãs têm a pele sensível ao calor e à luz solar. Por isso, ficam escondidos em locais com sombra e só saem quando anoitece. Mas, se você vir esses anfíbios andando por aí durante o dia, pode pegar o guarda-chuva: é sinal de que vai chover em breve! Sapos e rãs percebem a umidade que precede a chuva: ela é importante para os ovos desses bichos (os girinos, que nascem dos ovos, vivem na água).

Correria!

Acredita-se que abelhas e borboletas só saiam das regiões onde vivem quando vai chover. Elas sentem o aumento da umidade e procuram abrigo para que não fiquem encharcadas — o abrigo pode ser a toca de um animal, por exemplo.

Mudança brusca

Antes de terremotos e furacões, diversas espécies de animais, como macacos e elefantes, pressentem que algo vai mudar. A explicação para isso está na movimentação de placas tectônicas, que faz com que elas se choquem. Nesse momento, é produzido um gás que vem para a superfície e chega à atmosfera. Esse gás é rico em íons positivos, que aumentam a produção de um hormônio, deixando os bichos super agitados.

Casa abastecida

Antes de chover, as formigas saem para buscar comida. Também em períodos nebulosos, elas constroem formigueiros maiores — ao aumentar a própria casa, esses insetos querem ficar mais protegidos. E sabe como eles percebem a chegada de uma tempestade? É por meio da pele, sensível à presença de umidade no ar.