Recreio
Zoo / Animais

Além das tartarugas: 4 animais que têm a vida longa

Você sonha em passar dos 100 anos? Pois saiba que isso é normal para os animais que vivem (ou viveram) por mais tempo na Terra

Redação Publicado em 14/06/2021, às 18h20 - Atualizado às 18h23

Tartaruga-gigante-de-seychelles, a campeã das tartarugas - Pixabay
Tartaruga-gigante-de-seychelles, a campeã das tartarugas - Pixabay

Vida eterna!

A vencedora da disputa é a água-viva Turritopsis, considerada biologicamente imortal. Ela nasce como um pólipo (ainda sem tentáculos) e vira uma medusa (a água-viva como conhecemos). Mas a continuação da vida é diferente para essa espécie: na velhice, ela reverte o processo biológico e volta a ser um pólipo, repetindo esse sistema eternamente!

Foi sem querer…

Seja apresentado à ostra Ming: uma ostra bivalve (com duas conchas) nascida em 1499, na mesma época da dinastia Ming, na China. Em 2006, aos 507 anos, cientistas tentaram abrir a concha para descobrir a idade exata da ostra, mas acabaram matando o animal por acidente.

Duplo recorde!

Além de ocupar o terceiro lugar na disputa, o tubarão da Groenlândia também é a espécie de vertebrado com maior expectativa de vida: média de 272 anos! Ele vive no Atlântico Norte, a cerca de 1.200 metros de profundidade. Pode atingir 6,4 metros de comprimento e pesar 1 tonelada

A campeã das tartarugas!

O jabuti gigante, também conhecido como Tartaruga-gigante-de-seychelles, é considerado o animal terrestre que viveu por mais tempo: foram 255 anos de muita lerdeza! Ela era chamada de Adwaita e, infelizmente, já faleceu, mas foi a campeã!