Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Zoo / Animais

Qual é a verdadeira cor da zebra?

Ela é branca com listras pretas ou ao contrário? Descubra a resposta para esse mistério

Bruna Cardoso Publicado em 23/04/2021, às 14h00 - Atualizado às 16h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Zebras em seu habitat natural - Pixabay
Zebras em seu habitat natural - Pixabay

A zebra é um mamífero das regiões Sul e central da África. Animal herbívoro, gosta de pastar e come plantas, gramas, arbustos, folhas e galhos, que podem ser encontrados nas savanas do continente.

Existem três espécies de zebra no mundo: A zebra-da-planície é a mais comum, e pode ser vista na Etiópia, Leste da África, Sul da África do Sul e Angola). Com longas orelhas em comparação com as outras, a zebra-da-montanha tem cor branco-prateada, com listras pretas ou castanho-escuro. Ela gosta de ficar em áreas com vegetação mais abundante e densa e está ameaçada de extinção. Já a zebra-de-grevy possui orelhas em forma de cone. Essa espécie habita as savanas do Quênia, da Somália e da Etiópia.

Bicho tranquilo

Um dos animais mais sociáveis que existem, a zebra não gosta de ficar sozinha. Nos rebanhos, existe sempre uma fêmea dominante controlando o acesso à comida e à água, além de um macho líder que cuida do acasalamento do grupo. Tranquilo, esse animal não gosta de arrumar confusão. Mas pode atacar se se sentir ameaçado.

O leão é o principal predador da zebra. Para escapar, ela é capaz de atingir até 64 quilômetros por hora em uma corrida. O leão sempre tenta atacar o pescoço da zebra, impedindo qualquer reação. Mas ela também pode morder e dar coices para se defender. Outros predadores menos perigosos são as hienas e os cachorros do mato.

Grande família

A zebra é parente do cavalo, do pônei, do burro e do asno. Todos eles são equídeos: mamíferos de grande a médio porte, com cabeças e pescoços longos com crina. Eles também são herbívoros e gostam de andar em grupo.

Mistério

A zebra é branca com listras pretas ou preta com listras brancas? Muitos cientistas defendem teorias diferentes sobre esse assunto. Uma das teorias mais aceita diz que esse mamífero é preto com listras brancas — os ancestrais das zebras seriam mais pretos do que brancos, pois a cor ajudaria na proteção contra os raios solares.

Segundo o biólogo Guilherme Domenichelli, as zebras são brancas com listras pretas. Ele afirma que é possível confirmar essa teoria observando a zebra-de-grevy, que tem a barriga toda branca, com listras pretas cobrindo o resto do corpo.

As listras são verticais na cabeça, pescoço e, em alguns casos, na parte da frente do corpo. As horizontais aparecem na parte de trás e nas pernas do animal. Cada zebra tem um padrão de listras diferente, assim como as pintas das girafas e as listras dos tigres.

Consultoria: Leny Cristina M. Costa (professora universitária de Etologia e Psicologia Evolutiva na FACEL-PR) e Guilherme Domenichelli (biólogo e autor dos livros Girafa tem Torcicolo? e O Resgate da Tartaruga (Panda Books)).