Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Zoo / Animais

7 animais que são inofensivos, mas parecem muito perigosos

Tubarões, escorpiões e morcegos têm fama de serem terríveis! Mas será que é assim mesmo? Descubra!

Letícia Yazbek Publicado em 18/12/2020, às 09h49 - Atualizado às 17h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de um escorpião - Pixabay
Imagem ilustrativa de um escorpião - Pixabay

1. Lobo mau?

O lobo é um mamífero encontrado na Europa, Ásia e América. Ele é carnívoro, tem dentes grandes e afiados e adora andar em turma (a alcateia). Ele parece malvado por causa de todas as histórias em que surge como vilão, como em Chapeuzinho Vermelho e Os Três Porquinhos. Mas, na verdade, é calmo e foge de qualquer perigo. Os únicos que devem tomar cuidado são os bichos de que ele alimenta (mamíferos de pequeno e grande porte, como coelhos, cervos e até búfalos).

2. Rei da selva

Morador da África de da Índia, o leão é carnívoro. O macho cuida da família: protege as fêmeas e os filhotes de possíveis ameaças, como hienas e outros leões invasores. Durante brigas entre machos e por território, um deles muitas vezes é morto. Mas isso não quer dizer que o leão é mau (apenas está se defendendo no ambiente natural).

3. Famoso dos mares

Seres humanos não fazem parte do cardápio do tubarão, peixe encontrado em todos os mares (em profundidades de até 2 mil metros). Se algum acidente acontece, é porque ele confundiu a pessoa com uma tartaruga ou foca, os pratos favoritos dele. Além disso, como sente cheiro de sangue a dezenas de metros de distância, pode ser atraído pelo olfato. É bom ficar esperto, mas nada de fazer do tubarão um vilão!

4. Caçador incrível!

O tigre habita o continente asiático e é um carnívoro poderoso: quando ataca a presa, ela não tem chance de escapar – essa é apenas a tática que ele tem para se alimentar e nada tem a ver com malvadeza! Esse felino pode se envolver em brigas com outros tigres, mas fica tranquilo quando está sozinho.

5. Pequenos do bem

Muitas pessoas temem o morcego por causa das espécies que são hematófagas (alimentam-se de sangue). Porém, entre as 1.100 espécies existentes, apenas três são vampiras – e só atacam humanos se estiveram se sentindo ameaçadas. Os outros morcegos comem insetos, frutos e o néctar das flores. E ainda ajudam (e muito!) o ambiente, pois controlam a quantidade de insetos na natureza, espalham sementes e dão um auxílio na polinização das flores.

6. Não perturbe!

Temido por causa da grande boca e dos dentes afiados, o jacaré é, na verdade, um carnívoro tranquilo, que adora ficar numa boa em lagos. O que muitas vezes assusta é a velocidade do ataque. Uma presa dificilmente consegue escapar, porque ele tem sempre duas armas: a mordida superforte e o balanço da cauda, que derruba facilmente a refeição.

7. Dono das picadas

O escorpião possui mesmo um veneno potente, mas a maioria não é letal para as pessoas – se você for picado, fale com seus pais e procure ajuda médica. Ele é um animal invertebrado (não possui coluna vertebral), artrópode (as patas têm diversos segmentos) e carnívoro (caça cupins, moscas, baratas e outros insetos). Costuma ser encontrado em locais escuros, principalmente entre entulhos e fendas. Não mexa com ele e o escorpião não trará problemas!

Consultoria: Guilherme Domenichelli (biólogo e autor dos livros Girafa tem Torcicolo? e O Resgate da Tartaruga (Panda Books) e Jonas Byk (especialista em compartamento animal e professor de Zoologia da UEG).


+Saiba mais sobre o Reino Animal por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

O incrível livro de postais para colorir: 28 postais para enviar ou colecionar, de Vários Autores (2015) - https://amzn.to/3ccF0A2

Floresta encantada, de Johanna Basford (2015) - https://amzn.to/2SGaeHY

Nosso planeta: o único lar que temos, de Matt Whyman (2020) - https://amzn.to/2SJexlY

Mundo Animal, de Geneviève Warnau (2019) - https://amzn.to/3dm4Otv

Anatomia dos Animais Domésticos: Texto e Atlas Colorido, de Horst Erich König e Hans-Georg Liebich (2016) - https://amzn.to/3doRTaw

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/3doipA

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2WBSheM