Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Zoo / Animais

5 curiosidades sobre os sapos

Um sapo pode comer até 100 insetos por dia! Saiba mais sobre esse anfíbio linguarudo

Thaís Uehara Publicado em 22/12/2020, às 13h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de um sapo - Pixabay
Imagem ilustrativa de um sapo - Pixabay

Entre a água e a terra

Para começar a entender a vida dos sapos, você precisa saber que eles são animais anfíbios. Isso quer dizer que passam uma fase da vida em ambiente aquático e outra em ambiente terrestre. Além disso, a maioria das espécies precisa manter a pele úmida para respirar (bem fina, ela faz trocas gasosas com o ambiente) e, por isso, vive em locais úmidos e com sombra.

De barriga cheia

Os menores adoram se alimentar de presas pequenas (como aranhas, besouros, gafanhotos, moscas, formigas e cupins). Já as espécies grandes podem comer pequenos lagartos, ratos e até filhotes de cobras. A caçada conta com a língua comprida e pegajosa, que faz a refeição ficar grudada e ir direto para a boca.

Ciclo de reprodução

Quando chega a época de ter filhotes, os machos cantam para atrair as fêmeas. Em algumas espécies, a fêmea escolhe o macho com canto mais forte. Geralmente, ele canta perto de um ambiente com água, pois o líquido é essencial para a reprodução.

Vida solitária

Normalmente, os sapos (e também as rãs e pererecas) vivem sozinhos e se unem apenas na época da reprodução. Mas há espécies que cuidam dos futuros filhotes enquanto ainda estão em ovos ou são larvas.

Sentidos atentos

Esses bichos possuem ótima visão e audição. Os olhos são muito usados para perceber a movimentação das presas. E os ouvidos, ligados em tudo, ajudam as fêmeas a encontrar o parceiro no meio de um brejo cheio desses anfíbios. Muitas espécies têm hábitos noturnos.


+Saiba mais sobre o Reino Animal por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

O incrível livro de postais para colorir: 28 postais para enviar ou colecionar, de Vários Autores (2015) - https://amzn.to/3ccF0A2

Floresta encantada, de Johanna Basford (2015) - https://amzn.to/2SGaeHY

Nosso planeta: o único lar que temos, de Matt Whyman (2020) - https://amzn.to/2SJexlY

Mundo Animal, de Geneviève Warnau (2019) - https://amzn.to/3dm4Otv

Anatomia dos Animais Domésticos: Texto e Atlas Colorido, de Horst Erich König e Hans-Georg Liebich (2016) - https://amzn.to/3doRTaw

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/3doipA

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2WBSheM