Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Viva a História / Civilizações

Vikings: Conheça a história dessa civilização

Os vikings viveram na região Escandinávia e ficaram conhecidos por atacar vários locais atrás de riquezas e terras

Maria Carolina Cristianini Publicado em 12/02/2022, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Getty Images
Getty Images

Quando o assunto são os vikings logo pensamos que eles eram cruéis. Relatos de época dizem que isso era verdade. Mas, tanto tempo atrás, todos os guerreiros agiam assim. A diferença é que os vikings atacavam de tudo, até igrejas católicas, atrás de riquezas. Por isso, a fama ficou ainda pior.

Eles viviam na fria região da Escandinávia (Dinamarca, Noruega, Suécia, Islândia e Finlândia) e, com o tempo, tiveram que desbravar novas terras para comportar a população que crescia. Assim, pelos mares, dominaram regiões da França, Rússia, Irlanda, Escócia, Inglaterra, Groenlândia e até Canadá.

Quando saíam atrás de novos territórios, os vikings atacavam de forma rápida e inesperada - saqueavam o local antes que qualquer defesa pudesse ser organizada. Usavam espadas, escudos, lanças e, às vezes, arco e flecha. As armas eram passadas de pai para filho. O capacete não tinha chifres – o que deixaria o acessório muito pesado. Era feito de metal ou de couro, às vezes protegendo o nariz.

As vilas vikings ficavam perto do mar, o que era bom para a pesca e para sair em aventuras, em locais com muitas árvores – a madeira era usada em construções e para fazer lenha. As ruas eram sujas e bem agitadas, com casas próximas umas das outras. Havia mercados para a venda de comida, tecidos e utensílios em geral.

As paredes das construções eram feitas com madeira, pedra e barro, além de teto com vegetação – um buraco deixava a fumaça da fogueira, usada para aquecer e cozinhar, ir embora. Especialistas na construção de barcos, eles faziam diversos modelos como o drakkar, usado em combates: os maiores mediam 30 metros, levavam até 30 remadores e navegavam a até 32.

Mas nem todos os vikings eram guerreiros. Havia ferreiros, pescadores, agricultores, construtores de barcos, artesãos. Havia cultivo de vegetais como beterraba, nabo, cenoura, trigo e aveia, além de criação de animais. Carnes e peixes passavam por processos de secagem ao Sol ou salgamento para durarem mais.

Com o passar do tempo, os vikings foram dominados por outros povos e os descendentes viraram parte da população de países como França, Inglaterra e Rússia.