Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Viva a História / Família Real Portuguesa

Quem é quem na Família Real Portuguesa?

Conheça alguns dos membros da Família Real Portuguesa que passaram a viver em terras brasileiras

Redação Publicado em 22/04/2023, às 14h00 - Atualizado em 24/04/2023, às 18h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dom João VI, ex-Imperador de Portugal - Creative Commons
Dom João VI, ex-Imperador de Portugal - Creative Commons

Dom João VI

Filho de dom Pedro III e dona Maria I, casou-se, aos 18 anos, com a princesa espanhola Carlota Joaquina (ela tinha 10 anos), em uma união com intenções políticas. Apesar das desavenças entre o casal, tiveram nove filhos — entre eles, Pedro, que viria a ser o primeiro imperador do Brasil. Dom João VI assumiu o trono de Portugal em 1792 após a mãe ser declarada incapaz de governar. Em 1816, com a morte de Maria I, tornou-se oficialmente rei de Portugal.


Maria I

maria I
Crédito: Creative Commons

Filha mais velha do rei José I e de Mariana Vitória da Espanha, Maria I, apelidada de "a Louca", foi a rainha de Portugal e Algarves a partir de 1777. Mas um documento assinado por 17 médicos a declarou incapaz de estar à frente do reino, o que levou o filho dom João ao poder. Maria I viveu por oito anos no Brasil e morreu no Rio de Janeiro, aos 81 anos.


Carlota Joaquina

carlota joaquina
Crédito: Creative Commons

Primeira filha do rei espanhol Carlos IV e de dona Maria Luísa Teresa de Bourbon, nasceu em 1775. Aos 10 anos, casou com dom João em um acordo entre os países. Dententora de um temperamento forte, fez de tudo para ficar em Portugal, mas foi obrigada a embarcar para o Brasil com o marido e os filhos: Maria Teresa, Francisco Antonio Pio, Maria Isabel, Pedro, Maria Francisca, Isabel Maria, Miguel, Maria da Assunção e Ana de Jesus. Ela preferiu morar longe de dom João, que contratou espiões para saber o que Carlota fazia.


Dom Pedro I

Quarto filho do casal CarlotaJoaquina e dom João VI, tinha 9 anos quando chegou ao Brasil com a Família Real, em 1808. Ele não gostou nem um pouco da ideia de sair de Portugal — queria ficar e lutar contra o ataque dos franceses de Napoleão Bonaparte. Bem mais tarde, aos 22 anos, assumiu o governo brasileiro como príncipe regente.

dom pedro I
Crédito: Creative Commons

Decidiu ficar no país quando a Corte Portuguesa o chamou de volta para Portugal, no famoso Dia do Fico, em 9 de janeiro de 1822. No mesmo ano, em 7 de setembro, proclamou a Independência do Brasil e se tornou nosso primeiro imperador. Dom Pedro II, filho dele, ficaria com o cargo mais tarde.


Maria Teresa de Bragança

Irmã de dom Pedro I, foi a primeira entre os filhos de dom João VI e Carlota Joaquina. Já no Brasil, casou-se com o infante Pedro Carlos de Bourbon, neto de Carlos III da Espanha, em 1810. No ano seguinte, deu à luz a dom Sebastião de Bourbon e Bragança. Ficou viúva em 1812 e morreu em 1874.


Dom Miguel I

dom miguel I
Crédito: Creative Commons

O sétimo filho de dom João VI e Carlota Joaquina sempre tomou partido da mãe, hostilizando o pai. Tinha 5 anos quando partiu para o Brasil com a Família Real — e retornou para Portugal, junto com os pais e as irmãs, em 1821. Com a Independência do Brasil e o fato de dom Pedro I se tornar imperador do nosso país, dom Miguel passou a ser o primeiro na linha de sucessão para o trono português.