Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Viva a História / Família real britânica

Quem é quem na família real britânica?

Conheça os integrantes da família real britânica e entenda o que eles fazem

Daniela Bazi Publicado em 06/05/2023, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Família real britânica em 2016 - Getty Images
Família real britânica em 2016 - Getty Images

Elizabeth II, a monarca mais longeva da história do Reino Unido, morreu em setembro do ano passado, aos 96 anos de idade. Após sete décadas de reinado, o trono foi herdado por seu filho mais velho Charles, de 73 anos de idade, que agora é conhecido como rei Charles III. Sua esperada coroação aconteceu neste sábado, 6, em Londres.

Na Inglaterra, o sistema de sucessão ao trono funciona conforme a regra de hereditariedade, ou seja, de pais para filhos, dos mais velhos para os mais novos. Além disso, todos aqueles que se casam com alguém da realeza também começam a fazer parte da família real, recebendo o seu próprio título, como é o caso de Kate Middleton e Meghan Markle, que se tornaram duquesas de Cambridge e Sussex, respectivamente.

Mas, o que eles fazem?

Pelo lado político, o rei e a rainha não possuem poderes, sendo apenas figuras de Estado. Além disso, todos os membros da família real realizam compromissos oficiais em nome do monarca e da coroa, sendo responsáveis por ajudar e incentivar diferentes causas.

Se você ainda não conhece os Windsor, conheça quem é quem na família real britânica!

1. Rei Charles III e Camilla Parker-Bowles, a rainha Consorte

Sendo o filho mais velho de Elizabeth II e do príncipe Philip, Duque de Edimburgo, Charles é agora o mais novo rei coroado da Grã-Bretanha, sendo conhecido como rei Charles III. Com sua ascensão ao trono, sua atual esposa, Camilla Parker-Bowles, também foi coroada como Rainha Consorte.


2. Príncipe William e Princesa Kate Middleton, os Príncipes de Gales e Duques de Cambridge e Cornualha

William é o filho mais velho do rei Charles III, fruto do relacionamento do monarca com Diana Spencer, popularmente conhecida como a Princesa do Povo e ex-Princesa de Gales. Agora, o príncipe está na primeira posição na linha de sucessão ao trono, e recebeu o título de Príncipe de Gales de seu pai. Sua esposa Kate Middleton, a Duquesa de Cambridge, foi concedida com o título de Princesa de Gales graças ao casamento. Além disso, o casal também possui outra honraria que pertencia a Charles e Camilla, a de Duques da Cornualha.


3. Príncipe George, Princesa Charlotte e Príncipe Louis

A terceira posição da linha de sucessão ao trono britânico agora pertence ao Príncipe George, primogênito de William e Kate, que completará 10 anos em julho. Logo após, seguem seus irmãos, Princesa Charlotte, de 8, e Príncipe Louis, de 5 anos.


4. Príncipe Harry e Meghan Markle, os Duques de Sussex

Harry é o irmão mais novo de William, também fruto do relacionamento entre o rei Charles III e a princesa Diana. Em 2018, o príncipe se casou com a atriz americana MeghanMarkle, onde receberam o título de Duques de Sussex. Atualmente, eles não atuam mais como membros sêniores da realeza, no entanto, permanecem na linha de sucessão, permanecendo logo atrás de seus sobrinhos.


5. Príncipe Archie e Princesa Lilibet Diana 

O relacionamento entre Harry e Meghan gerou dois filhos: príncipe Archie, de 4 anos, e princesa LilibetDiana, de quase 2 anos de idade, que foi nomeada em homenagem à rainha Elizabeth II e a sua avó paterna, a princesa Diana.


6. Príncipe Andrew, o Duque de York

Andrew é o terceiro filho de Elizabeth e Philip, sendo considerado o favorito da rainha. Com 63 anos de idade, o Duque de York possui duas filhas, as princesas Beatrice e Eugenie, fruto de relacionamento com sua ex-esposa, Sarah Ferguson. Atualmente, Andrew se aposentou dos serviços públicos após se envolver em fortes polêmicas de agressão sexual.


7. Príncipe Edward, o Duque de Edimburgo

O caçula da rainha Elizabeth II e do príncipe Philip é o príncipe Edward, atual Duque de Edimburgo, título que herdou do pai. Com 59 anos, Edward é casado com Sophie Rhys-Jones, a Duquesa de Edimburgo, e possui dois filhos: James Windsor, Conde de Wessex, e Lady Louise.


8. Princesa Anne, a Princesa Real

Anne é a única filha mulher de Elizabeth II. Apesar de ter sido a segunda a nascer, devido a uma antiga lei de sucessão, ela fica atrás de seus irmãos na linha de ascensão ao trono. Atualmente, a Princesa Real está em seu segundo casamento, e possui dois filhos frutos de seu primeiro relacionamento: Peter e Zara Phillips.