Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Viva a História / Personagens

Conheça todas as versões do Mickey que já existiram

Saiba mais sobre todas as fases do ratinho mais famoso de todo o mundo. Vem com a gente!

Thiago Lincolins Publicado em 13/11/2020, às 15h34 - Atualizado em 24/07/2022, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mickey Mouse no filme Fantasia (1940) - Divulgação/Disney
Mickey Mouse no filme Fantasia (1940) - Divulgação/Disney

Em maio de 1928, Mickey apareceu num obscuro curta mudo, Plane Crazy (“O Maluco do Avião”). Era um camundongo simples, com olhos maiores que o rosto, e sem as luvas clássicas. Foi só um teste e não agradou. Não foi exibido ao público em geral.

A estreia veio com o curta-metragem falado Steamboat Willie (“O Vapor Willie”). Esse é o lançamento público do grande ícone do século 20. Após uma adaptação, os olhos passam a ser compatíveis com o tamanho do rosto e o camundongo ganha sapatos. O ratinho virou febre mundial.

Mickey
Crédito: Divulgação/Disney

Em cores

Em The Karnival Kid, 1929, Mickey fala pela primeira vez. As palavras iniciais foram: “Cachorros quentes!”. Antes, o rato só se manifestava por sinais não verbais. No mesmo ano, ele ganharia suas icônicas luvas brancas.

Em The Band Concert (“O Concerto da Banda”), 1935, seu primeiro desenho colorido, Mickey fica bem mais expressivo, e com a bermuda vermelha e luvas amarelas. A produção se tornou uma das animações mais aclamadas da Disney.

Mickey
Crédito: Divulgação/Disney

Mudança total

No ano de 1939, foi exibido na Feira Mundial de Nova York o desenho Mickey’s Surprise Party (“A Festa-Surpresa do Mickey”). A animação, que promove os biscoitos da Nabisco, ganha notoriedade por apresentar os primeiros traços modernos do Mickey e da Minnie, com tom de pele rosado no lugar do branco tradicional.

Mickey
Crédito: Divulgação/Disney

Magreza

Em 1941, Mickey aparece mais magro, com orelhas em perspectiva e tem mãos e pés maiores. Essa mudança, perceptível em The Little Whirlwind (“O Pequeno Turbilhão”), foi mantida somente por um ano. Em seguida, ele ganharia sobrancelhas e voltaria com as orelhas antigas.

Mickey
Crédito: Divulgação/Disney

Moderno

Já em 1983, inspiração no clássico de Charles Dickens, a Disney lança Mickey’s Christmas Carol (“Conto de Natal do Mickey”). O média representou a volta de Mickey aos longas, e seus traços se aproximam das características clássicas pré-1941, com roupas de época. As sobrancelhas foram embora novamente.

Mickey
Crédito: Divulgação/Disney

Totalmente digital

Com a popularidade da computação gráfica, o rato passa por uma mudança radical em 2004. No filme, Mickey’s Twice Upon a Christmas (“Aconteceu de Novo no Natal do Mickey”), traços da tecnologia são apresentados, e as orelhas em perspectiva voltam ao corpo do camundongo.

Mickey
Crédito: Divulgação/Disney

Meigo

A Disney lança a sua primeira série digital. Na série O Clube do Mickey Mouse, após várias plásticas, o camundongo volta a ter orelhas redondas e olhos mais finos, lembrando seu visual mais antigo. Mickey fica cada vez mais arredondado e parecido com uma criança.

Mickey
Crédito: Divulgação/Disney