Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Qual é a origem do seu sobrenome?

Saiba de onde vieram os sobrenomes mais utilizado no Brasil

Lucas Vasconcellos Publicado em 05/06/2020, às 14h00 - Atualizado às 16h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Reprodução
Reprodução

1º. Silva

Quantidade: Mais de 5 milhões no Brasil

De onde vem: Bastante usado em Portugal, provavelmente teve origem no Império Romano. Em latim, Silva significa selva e era um nome usado para se referir a quem vivia em florestas. Alguns habitantes do Império Romano, devido à violência, seguiram, entre o ano 300 e 800, para a Península Ibérica, onde, atualmente, fica Portugal. No século 16, os colonizadores portugueses trouxeram o sobrenome para o Brasil, onde se tornou muito comum – é o 63º mais usado no mundo.

2º. Santos

Quantidade: Quase 4 milhões no Brasil

De onde vem: O segundo sobrenome mais usado no Brasil (e o 91º no mundo) vem do latim sanctus, ou seja, santo. Acredita-se que a origem tenha a ver com pessoas nascidas em Sierra de los Santos (Espanha). Além disso, na Idade Média (entre os séculos 5 e 15), quem nascia no Dia de Todos os Santos (1º de novembro) recebia o nome Santos.

3º. Oliveira

Quantidade: Mais de 3,7 milhões no Brasil

De onde vem: A teoria mais provável para esse sobrenome, que é 121º mais usado no mundo, está na árvore que produz azeitona: a oliveira. Ao iniciar a colonização do Brasil, no século 16, Portugal mandou para cá presidiários, por exemplo. Para encobrir o passado, essas pessoas receberam novos sobrenomes baseados em árvores – esse também é o caso de Pereira (árvore que gera a pera) e Nogueira (da árvore que dá noz).

4º. Souza

Quantidade: Mais de 2,6 milhões no Brasil 

De onde vem: Escrito com a letra z, é a versão mais comum por aqui (ocupa o 169º no mundo). Já com a letra s (Sousa) é o 29º mais usado no Brasil. É provável que a primeira pessoa com esse sobrenome vivesse em um lugar onde passava o rio Sousa, em Portugal.

5º. Ferreira

Quantidade: Mais de 2,3 milhões no Brasil   

De onde vem: É o 154º mais usado no mundo, com direito a duas explicações de origem. Uma delas diz que Ferreira era o nome dado a pessoas que viveram em Ferra Castilla (atual território de Huerrera Rupsverga, na Espanha). A outra acredita que o sobrenome era um apelido para quem exercia a função de ferreiro.

Consultoria: Lucas C. Fernandes (professor de história da UFPB e editor da SAS Plataforma de Educação).