Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Viva a História / Animações

Quais foram as primeiras animações do mundo?

A pioneira dos desenhos foi lançada há 1 século! Faça um passeio pelas primeiras animações do mundo

Lucas Vasconcellos Publicado em 05/02/2022, às 10h00 - Atualizado em 29/10/2022, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da animação Fantasmagorie (1908) - Divulgação/Youtube/Electra Fox
Cena da animação Fantasmagorie (1908) - Divulgação/Youtube/Electra Fox

1. Fantasmagorie

Criada em 1908 pelo francês Émile Cohl, "Fantasmagorie" é a animação mais antiga do mundo. Ela tem pouco mais de 1 minuto, foi exibida no cinema e mostra o inventor dessa animação desenhando um boneco. Ao longo do vídeo, o personagem passa por transformações e, no caminho, cruza com coisas malucas, como planetas e animais. A obra foi criada para a Gaumont (empresa francesa de cinema mais antiga do mundo em atividade).

2. Little Nemo

Em 1911, o cartunista norte-americano Winsor McCay levou para as telonas os personagens que publicava em tirinhas de jornal. Nemo, o protagonista, é um menino que sempre tem sonhos incríveis enquanto dorme. A animação é a segunda mais antiga do mundo.

Personagens animados em uma cena de luta

3. Gertie the Dinossaur

Lançada em setembro de 1914, também foi criada pelo norte-americano Winsor McCay. O desenho mostra o dinossauro Gertie interagindo com diversos elementos, como um veículo. Depois, ele dorme e tem alguns sonhos.

Dinossauro animado em preto em branco com a boca aberta e um homem dentro

4. Desenho brasileiro

A primeira animação do Brasil foi criada pelo cartunista Álvaro Marins: chamada de "Kaiser", trata-se de uma charge política lançada em janeiro de 1917, em um cinema da cidade do Rio de Janeiro.